Porque a vida é feita de escolhas

raimundo-soaresNa manhã gelada do dia 4 de setembro de 2016, falei pra minha esposa Traudi que nosso filho Dandry, iria ficar com frio no acampamento de jovens realizado pela IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e sabiamente ela respondeu: Bom, nós o avisamos. Ele que não quis levar casaco. “A vida é feita de escolhas!” Ele escolheu isso. Talvez passe frio, mas, na próxima, ele aprende.
Pura verdade! A gente sempre aprende com tudo o que nos acontece. Se for algo bom, demos graças, entretanto, se for ruim, podemos rever cada detalhe e dar a volta por cima. O bom, é que essas experiências nos ajudam a tomar decisões com mais prudência e sabedoria. Ser ou não ser, ter ou não ter, crer ou não crer, amar ou não amar? Eis a questão!
Chega uma hora na vida de uma pessoa que é preciso fazer certas escolhas. Se a escolha for sábia, a felicidade se completa. Contudo, se for tomada precipitadamente à luz de incertezas, certamente causará dores, ora no corpo ou na alma. Biblicamente falando: Abraão escolheu crer, Tomé duvidar. Sansão, o prazer, Maria Madalena viver. Jonas preferiu fugir, Pedro trair. Davi escolheu ser amigo e Judas inimigo. Esaú perdoar, Caim matar e José amar. Cada um fez a sua própria escolha e cada escolha, teve uma consequência. Alguns foram felizes, outros infelizes e morreram sem nem ao menos verem seus sonhos realizados.
O Sábio Salomão disse que há tempo para todas as coisas: Ec 3- 1 .Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2 Há tempo de nascer, e de morrer; tempo de plantar, e de arrancar o que se plantou; 3 Tempo de matar, e de curar; tempo de derrubar, e de edificar; 4 Tempo de chorar, e de rir; tempo de prantear, e de dançar; 5 Tempo de espalhar pedras, e de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e de afastar-se de abraçar; 6 Tempo de buscar, e de perder; tempo de guardar, e de lançar fora; 7 Tempo de rasgar, e de coser; tempo de estar calado, e de falar; 8 Tempo de amar, e de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Usar o tempo com sabedoria nos ajuda nas escolhas certas.
O líder Josué, certa vez disse ao povo hebreu: Escolham o que quiserem de suas vidas, mas, “Eu e a minha família serviremos ao Senhor”. (Js 24-15). Escolher o melhor para as nossas vidas e para quem amamos deve ser uma meta principal. Faça o impossível para alcançá-la. Pitágoras, o grande filósofo e matemático grego jônico disse: “Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, mesmo que seja o mais difícil; o hábito brevemente o tornará fácil e agradável”. A vida é uma luta constante e nessa luta, vence todo aquele que se entrega por amor aos seus ideais.
Imagine a dor de Jesus ao ver Pedro, seu amigo de caminhada, olhar nos seus olhos diante das pessoas e dizer: “Não sei quem é esse homem, não o conheço e nunca andei com ele”. Pior foi Judas, que trocou o amor e amizade de Cristo, por trinta moedas de prata e com um beijo falso o entregou aos seus inimigos. Ambos fizeram suas escolhas, mas, somente Pedro teve a coragem de reverter essa situação. Arrependeu-se depois de chorar amargamente por tamanha traição. Sua mudança de atitude o tornou grande no reino de Deu. Hoje, é tido como apóstolo de fé e por outros, como o primeiro papa da história.
Escolha o bem, a paz, a verdade, a fé, a lealdade, a mansidão, a humildade, a prudência o bom senso e a sabedoria. Escolha tudo aquilo que te faz feliz, mas, jamais esqueça que o AMOR é o dom supremo. Coloque-o no centro do universo do seu verso e sua vida nunca mais será a mesma. Há quem se contenta com apenas um décimo da felicidade, quando lhe é permitido vivê-la por inteiro. Há quem pense que o amor sincero não passa de uma utopia e quem diria, prefere viver com apenas uma migalha desse bem precioso de Deus. (I Jo 4-7 e 8). Há quem prefira viver na obscuridade das coisas e se entrega ao seu mundo isolado de Deus da família e dos amigos e no fundo, quem sofre é ele mesmo. ( Sl 68-6).
Toda mudança começa de dentro para fora. Ore, reflita, chore, perdoe, peça perdão, ajude, ame. Mude suas atitudes e faça seu mundo melhor. Transforme o mal em bem, o feio em belo, o duvidoso em sincero, a tristeza em alegria e a dissonância em harmonia, doce melodia e assim, um dia por vez, creia que na nossa imperfeição, Deus age perfeitamente nos moldando conforme seu querer. Se aceitarmos seu amor e sua graça, encontraremos a felicidade e a paz completa. Porque a vida é feita de escolhas. Eu escolhi ser feliz.

(*) Raimundo Soares de Andrade. Escritor. E-mail: prrsoares@hotmail.com

1 comentário

  1. As escolham fazem parte de nossa vida e sem elas a vida não faria sentido, seríamos apenas vegetais pelos caminhos através dos tempos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia