A essência do amor

raimundo-soaresApós citar uma poesia minha sobre amor, uma pessoa me perguntou: Soares, tem alguma pessoa que você odeia? – Não! Ela insistiu e indagou: Mas, você já foi ofendido, humilhado injustamente, nunca te fizeram mal? – Sim! Diversas vezes. – Mesmo assim, você não odeia essas pessoas? Eu, alegremente respondi: Olha, com toda franqueza, meu coração contrito e cheio do amor de Deus, não me permitem odiar, apenas amar, orar por eles e deixar cada um ser feliz. “O amor, nunca faz mal ao próximo” (Rm 13-10). “Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor”. (Madre Teresa de Calcutá)
Amor, amor! Ah, amor! Mas, o que é o amor e o que faz ser a arma mais poderosa do mundo, capaz de vencer qualquer batalha e suportar todo medo, angústia e dor? Dizem que o amor é divino. Eu creio! Dizem que o amor é o bem maior que pode existir na vida de uma pessoa e entre pessoas. Um tesouro de valor inestimável, que jamais pode ser jogado fora. Como o apóstolo Paulo disse: “O amor, jamais acaba” ( 1 Co 13).
O amor, é o DOM maior, é a perfeição máxima de Deus e quem ama, apenas ama, independente da cor, raça, religião, sexo, classe social e status. Os erros são perdoados pelo amor existente em cada coração puro e sincero. Só sabe quem tem, só sente quem vive só ama quem suporta todas as coisas. O amor real é incondicional, único, verdadeiro, sem igual e perdura para sempre e seu efeito é devastador: de cuidado, carinho, segurança e proteção.
Comparo o amor, principalmente o que vem de Deus como a gota do orvalho, não se explica, percebe-se. Tal amor é como o vento que não o vemos, mas sentimos. É como o cheiro suave de uma rosa perfumando nossas vidas. É como o som de uma canção envolvente que penetra até o profundo da alma e acalanta o coração solitário e sem paz. Um amor puro e fiel que abre as portas do céu e nos leva ao extremo da fé e da liberdade. “O amor não se vê com os olhos, mas, com o coração”. (William Shakespeare).
Eis a essência do amor. Quer ser amado? Ame! Quer ser odiado? Ame! Quer ser perdoado? Ame! Que ser elogiado? Ame! Quer ser mal falado? Ame! Quer ser bem quisto? Ame! Quer ser desprezado? Ame! Quer ser mal falado? Ame! Quer ser bem falado? Ame! Quer ser lisonjeado? Ame! Quer ser mal interpretado? Ame! Quer ser seguido? Ame! Quer ser abandonado? Ame! Quer passar-se por sábio? Ame! Quer ser tido como tolo? Ame!
Mas, ame com inteireza de coração em todo tempo, hora e lugar. Apesar das circunstâncias, amar, fortifica, alegra, anima e o faz ser diferente dos que vivem num mundo onde o ódio, o orgulho e a inveja querem prevalecer a qualquer custo. Esse amor é utópico!
Independente de como demonstramos o amor, sempre existirá elogios e acusações e nunca agradaremos a todos, contudo, acredito que o amor supremo deve ser a base de tudo. Coloque-o no centro do seu universo, e sua vida será como uma poesia rara, um poema encantador e deslumbrante.
Ame sem medidas. Ame principalmente quando for desonrado, desrespeitado, humilhado, abandonado, decepcionado, ultrajado, julgado. Ame infinitamente mais que qualquer coisa que exista nesse vasto mundo de meu Deus, porque o AMOR é a essência da vida e nele subsistem todas as coisas e é por meio dele que todos nos movemos.
Nem sempre é fácil amar. Na verdade, alguns não se permitem amar, outros, nem tão pouco serem amados. Amar somente quem nos ama, é fácil e não existe esforço nisso, logo, qualquer um pode fazer. “A medida do amor é amar sem medida”. (Santo Agostinho).
O máximo que pode acontecer se você continuar amando independente do que, é jorrar da sua vida paz e alegria tal como uma fonte de água cristalina onde todos podem saciar-se com ela. Saiba, porém que se o orgulho, a falta de humildade e a falta de perdão andarem com você, seu amor morre e você com ele: Um . Eis a Essência do AMOR. “Amarás o teu Deus de todo o seu coração e o próximo como a ti mesmo”.( Jesus Cristo)

(*) Raimundo Soares de Andrade é escritor, amante de Deus, da família e dos bons amigos – e-mail: prrsoares@hotmail.com

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia