ESPAÇO DIET
Risco de diabetes entre adultos jovens

Jovem obeso

Um estudo buscou determinar a incidência de diabetes no decorrer do tempo em jovens adultos sem fatores metabólicos de risco. A avaliação da incidência de diabetes foi conduzida num seguimento de 6,1 anos, em 33.939 adultos jovens (média de idade = 30,9 anos) os quais foram estratificados de acordo com o IMC e com o número de anormalidades metabólicas. A obesidade metabolicamente sadia foi definida como um IMC >30 kg/m2, na presença de normoglicemia, pressão arterial normal e níveis normais de triglicérides e de HDL colesterol.
Os resultados mostraram que houve um total de 734 novos casos de diabetes. A taxa de incidência de diabetes entre participantes sem fatores metabólicos de risco foi de 1,15, 2,10 e 4,34 casos por 1.000 pessoas/anos entre os pacientes magros, portadores de sobrepeso e diabetes, respectivamente. Uma análise multivariada ajustada para diversos interferentes mostrou que um risco aumentado de diabetes foi observado entre os pacientes com sobrepeso e com obesidade, em comparação com indivíduos metabolicamente saudáveis.
Os autores concluíram que um perfil metabolicamente saudável e ausência fatores de risco para diabetes não protegem adultos jovens da ocorrência de diabetes em indivíduos com sobrepeso ou obesidade.

Por Dr. Augusto Pimazoni-Netto, coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia