GOVERNO DO ESTADO
Janete Riva defende contribuição feminina

Janete riva e apoiadores politicos - capa - 27-08-14

A esposa do candidato ao Governo do Estado pela coligação “Viva Mato Grosso”, José Riva (PSD), Janete Riva, esteve em visita ontem (27/08) ao município de Rondonópolis, reforçando a campanha do marido. Na cidade, ela cumpriu uma agenda de compromissos, incluindo uma passagem pelo Jornal A TRIBUNA, onde destacou o papel que pretende imprimir à primeira-dama do Estado, caso a coligação do marido seja eleita, para contribuição das políticas públicas não apenas das mulheres, mas da população em geral.
Conforme Janete Riva, a visão da mulher se mostra essencial uma que vez ela tem conhecimento direto das primeiras necessidades de políticas públicas ligadas ao dia-a-dia, como saúde, educação, assistência social, entre outras. Quando esteve na coordenação da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, ela acredita que conseguiu um grande aprendizado para balizar e auxiliar nas políticas a serem implantadas no governo de José Riva, caso seja eleito, em especial no enfrentamento à violência doméstica e contra a exploração sexual do público infanto-juvenil.
Janete Riva enfatizou a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Estado. Apesar da existência da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, externou a necessidade de que essas políticas, realmente, aconteçam e produzam resultados. Nesse sentido, uma das metas é criação de casas de apoio às mulheres vítimas da violência doméstica e, que nesses espaços, as mulheres possam ter uma profissionalização, visando à independência.
Ao público infanto-juvenil, a esposa de José Riva pontuou a necessidade de fortalecimento dos Conselhos Tutelares, dotando-os de estrutura adequada para o atendimento. Nesse segmento, acha crucial ainda uma política mais agressiva no enfrentamento às drogas, uma vez da sua grande incidência. Para esse combate, defende uma atuação com políticas conjuntas entre diversas Secretarias de Estado. Diante da falta de espaços públicos para recuperação da dependência química, informa que Riva propõe taxar bebidas alcoólicas e cigarros e destinar os recursos para instituições que realizem esse trabalho.

Thaísa Logrado, representando o Jornal A TRIBUNA, e Janete Riva, esposa do candidato ao Governo do Estado pela coligação “Viva Mato Grosso”, José Riva (PSD), junto com apoiadores políticos

Thaísa Logrado, representando o Jornal A TRIBUNA, e Janete Riva, esposa do candidato ao Governo do Estado pela coligação “Viva Mato Grosso”, José Riva (PSD), junto com apoiadores políticos

No entanto, Janete Riva adianta que, caso o marido seja eleito, não pretende ficar lotada junto à tradicional Secretaria de Estado de Assistência Social, geralmente ocupada pela primeira-dama. Ela acredita que pode exercer um importante trabalho como primeira-dama, auxiliando de forma abrangente nas definições e estratégias de políticas públicas voltadas à população, não se restringindo ao público feminino e infanto-juvenil.
Voltado para o interior do Estado, Janete lembra que Riva pretende implantar, caso seja eleito, 04 Secretarias Regionais de Governo, sendo uma delas em Rondonópolis, que vão funcionar como se fossem capitais regionais, visando um melhor atendimento das demandas regionais e uma aproximação com a população interiorana.
Conforme ela, assim como diz Riva, não adianta Mato Grosso ser um campeão em produção no campo se a população não consegue atendimento em áreas básicas. “O compromisso do Riva é não deixar ninguém morrer no Estado por falta de atendimento”, afirma.
Na tarde de ontem, Janete Riva esteve em uma reunião com a ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sandra Raquel, ouvindo as demandas do segmento e apresentando as propostas de governo em relação à mulher. Participou de uma reunião com profissionais da UFMT para discutir o apoio à campanha de emancipação do campus de Rondonópolis. Além do apoio a essa causa, adiantou o compromisso de José Riva quanto à implantação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis.
No período da noite de ontem, Janete Riva prestigiou uma reunião com líderes comunitários no Residencial Antônio Geraldini e, em seguida, de um encontro na Igreja Missão Nova Vida. Ainda ontem à noite ela acompanhou a participação do coordenador do plano de governo de Riva, Maurício Munhoz, em um debate acerca de planos de governo em prol de Mato Grosso, na Paróquia São José Operário.
A esposa de José Riva visitou o Jornal A TRIBUNA acompanhada de Neuma Morais, esposa do candidato a deputado estadual José Carlos do Pátio; do candidato a deputado federal Mário Sérgio Mototáxi (PEN); de Darci Lovato; do secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro; do coordenador de plano de governo de Riva, Maurício Munhoz; do assessor e colunista Fernando Baracat, além de assessores de imprensa.

1 comentário

  1. bruno jonk neto

    Essa mulher tem um coraçao que nao cabe em seu peito. Parabéns dona Janete pelo seu empenho e pela forma como a senhora trata o povo de mt. Eu conheço essa familia e sei e vivo isso a cada dia que passa o amor que a senhora e o nosso futuro governador tem pelo ser humano. Parabéns por dedicarem uma vida a MT.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia