ENSINO SUPERIOR
Unemat abre vestibular para Rondonópolis

Reunião com o vice-reitor da Unemat, com a presença do governador e de deputados

Reunião com o vice-reitor da Unemat, com a presença do governador e de deputados

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou ontem (10) o Edital 01/2014 convocando vestibular para Rondonópolis na modalidade fora de sede. Para o vestibular que será realizado no dia 25 de maio estão abertas 150 vagas em três cursos – Letras, Jornalismo e Direito. A decisão da reitoria da Unemat foi tomada em reunião realizada na semana passada com o governador Silval Barbosa (PMDB) e com os deputados republicanos Hermínio J. Barreto e Sebastião Rezende, que lutavam pela instalação do campus em Rondonópolis há anos.

Ainda não está definido o local em que funcionará os três cursos da Unemat em Rondonópolis. Segundo o vice-reitor da universidade, Dionei José da Silva, uma comissão da instituição deve vir, nos próximos dias para Rondonópolis para definir o local de funcionamento dos cursos. No início, será utilizado um local improvisado como uma escola. “Já nos foram apresentadas algumas opções de local e a comissão avaliará qual será o escolhido”, pontuou o vice-reitor.

Também, de acordo com o vice-reitor, o vestibular foi a partida para a instalação definitiva do campus em Rondonópolis. “Como ocorre em todas as unidades, começa desta forma [convocação para o vestibular fora de sede], mas está definida a instalação definitiva de uma unidade na cidade”, anunciou Dionei José da Silva.

As inscrições para o vestibular terão início no próximo dia 17 e seguem até o dia 20 de abril. A divulgação do local da prova acontece no dia 5 de maio, as provas serão realizadas no dia 25 de maio e o resultado sai a partir do dia 18 de julho. O início das aulas seguirá o calendário universitário a ser divulgado. As inscrições têm um custo de R$ 90,00.

Serão abertas 50 vagas para o curso de Letras, com aulas no período noturno; mais 50 vagas para o curso de Direito, que terá aulas em período integral; e, outras 50 vagas para Jornalismo, cujas aulas vão ser realizadas no período noturno.

Segundo o deputado Hermínio J. Barreto, a definição da implantação da Unemat em Rondonópolis é resultado de anos de luta, que contou com o trabalho do também deputado Sebastião Rezende. “O lançamento do vestibular é uma vitória para Rondonópolis e a Unemat na cidade será importante para a educação”, afirmou Barreto.

MOVIMENTO PRÓ-UNEMAT

Quem também comemora o primeiro vestibular da Unemat em Rondonópolis são os representantes do Movimento Pró-Unemat, que foi criado há cerca de três anos e obteve 10 mil assinaturas em prol da instalação do campus em Rondonópolis. Um dos representantes do Movimento, vereador Thiago Silva (PMDB), ressaltou o trabalho de mobilização realizado ao longo de três anos. “Coletamos e entregamos ao governador [Silval Barbosa] e ao então presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, 10 mil assinaturas pró a instalação do campus da Unemat em Rondonópolis e em 2012 realizamos uma marcha pelas ruas da cidade com mais de mil estudantes participando”, relatou o vereador.

5 comentários

  1. Parabéns ao vereador Thiago Silva!

  2. Muito foco e dedicação… Parabéns vereador!!

  3. A matéria poderia ter dito que tudo isso foi feito no canetão, que nem uma instancia da instituição aprovou a abertura das turmas especiais, nem mesmo os coordenadores de cursos sabiam dessa implementação. Foi passado por cima da resolução que rege a instituição isso tudo para que se aprove o PCCs e para que ele saia candidato a deputado. Uma vergonha a Unemat. Nada contra a implantação do campus aqui em Rondonópolis, mais é inadmissível que seja feito por vontade política e desrespeitando as normas, leis e regras.

  4. Parabéns é disso que Rondonópolis precisava…

  5. demorou veio muito tarde rondonopolis é umas da cidade mas desenvouvida do estado todos sabe disto.ja poderia existir a anos

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia