DOCUMENTO HISTÓRICO
Revista destacará 60 anos de Rondonópolis

O diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado de Souza, e a historiadora Laci Maria Araújo Alves: preparativos para Revista “Rondonópolis 60 Anos”

O diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado de Souza, e a historiadora Laci Maria Araújo Alves: preparativos para Revista “Rondonópolis 60 Anos”

Para marcar os 60 anos de emancipação política e administrativa de Rondonópolis, o Jornal A TRIBUNA publicará a 2ª edição da Revista Documento Histórico, agora “Edição Diamante”. A publicação especial circulará na data do próximo aniversário do município, em 10 de dezembro de 2013, como brinde aos leitores do A TRIBUNA. O material trará informações da história, geografia/demografia e evolução econômica de Rondonópolis. A 1ª edição da revista, em alusão aos 50 anos da cidade, em 2003, foi esgotada e teve grande repercussão.

Uma das colaboradoras da Revista “Rondonópolis 60 Anos” será a historiadora Laci Maria Araújo Alves, professora da disciplina de História Local e Cotidiana na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela confirmou ontem sua participação nessa publicação especial, em reunião com o diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado de Souza. A professora vai contribuir com uma atualização dos dados históricos da 1ª edição da Revista “Rondonópolis 50 Anos”, levantados pela historiadora Luci Léa Lopes Martins Tesoro, assim como lançar novos olhares sobre a evolução histórica da cidade, mostrando um pouco dos seus lugares de memória.

A notícia da publicação da Revista “Rondonópolis 60 Anos” foi muito bem recebida pela historiadora Laci Maria. “Recebi essa notícia com muita alegria, mais ainda: me senti muito lisonjeada de ser convidada para contribuir naquilo que eu puder, porque, na verdade, esses 60 anos são um marco que precisa ser registrado. O jornal está de parabéns. É uma iniciativa belíssima e uma grande contribuição para a cidade”, avaliou. Aliás, a historiadora lembrou que a 1ª edição da Revista Documento Histórico, em 2003, continua sendo uma importante fonte de pesquisa até hoje.

“A Revista Rondonópolis 50 Anos é um dos documentos mais preciosos que temos em termos de publicação dos últimos anos, porque traz dados desde o início da história da cidade. Ela tem servido para os alunos, tanto na nossa disciplina como de diferentes áreas de ensino que precisam de um material sobre Rondonópolis, para estudar para concursos. Como a revista é muito sintética, sem perder a essência e os dados que são importantes quanto aos fatos históricos, ela tem sido muito utilizada nesse sentido, mesmo para trabalhos de conclusão de curso”, analisou Laci Maria.

Na disciplina História Local e Cotidiana, Laci Maria conta que os alunos fazem pesquisas sobre a história local e participam de um “tour” por diversos lugares da cidade, visualizando aquilo que estão aprendendo teoricamente. “Sou apaixonada pela história da cidade e esse trabalho faz com que eles também se apaixonem por ela. Levo os alunos aos lugares de memória, mostrando os significados, os saberes e fazeres das mulheres e homens que viveram aqui, como eles construíram essa cidade… Essa tem sido uma forma para que eles também se encantem com a história da cidade”, explicou a historiadora.

O diretor do A TRIBUNA, Samuel Logrado, destaca que a nova publicação vem servir como um documento histórico desse marco acerca dos 60 anos, resgatando dados da história e realidade de Rondonópolis, além de projeções sobre o futuro do município. Ele também informa que a revista se propõe em registrar compromissos de ações em prol do futuro da cidade, tanto por parte de autoridades como de empresários que estão chegando para construir a nova Rondonópolis. Com esse material, acredita que será possível daqui a 10 anos fazer uma análise do que representou esse novo período de desenvolvimento vivido pela cidade, com base na verticalização da produção e prestação de serviços.

A equipe de vendas do Jornal A TRIBUNA já vem mantendo contatos com as empresas de Rondonópolis para participação na edição acerca dos 60 anos, lembrando que muitas delas fazem parte da vida do município há décadas ou muitos anos. A coordenadora de vendas do A TRIBUNA, Elaine Gerage Urzedo, observa que, durante as visitas às empresas, a maioria dos empresários tem aprovado a iniciativa e, inclusive, vem pedindo exemplares da edição da Revista “Rondonópolis 50 Anos”, para guardar como arquivo histórico. “A aceitação do mercado está muito boa”, avaliou ela, lembrando que se trata de um documento histórico, com o patrocínio das empresas instaladas na cidade.

As empresas que ainda não foram visitadas podem requisitar a presença de um consultor de vendas, através do telefone 3410-3510.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia