Fim da pesca amadora gera reclamações

A partir de agora está permitida apenas a pesca esportiva, na modalidade pesque e solte

–> LIBERADO –> O fim da pesca amadora em Mato Grosso pegou de surpresa o setor que vive do turismo da pesca no Estado. Desde esta segunda-feira (30/07) está proibida a pesca amadora no Estado. Os portadores da “carteira de pescador amador” não podem mais capturar e transportar peixes por um período de três anos em Mato Grosso. A partir de agora está permitida apenas a pesca esportiva, na modalidade pesque e solte. Empresários do setor da pesca criticam a medida e dizem que vão ser seriamente prejudicados.
Até então, portadores da “carteira de pescador amador” tinham direito à captura e transporte de até 10 quilos de peixe na medida e mais 01 exemplar dentro da medida de qualquer tamanho. As mudanças foram provocadas pela lei número 9.794, de 30 de julho de 2012, que altera dispositivos da lei número 9.096, de 16 de janeiro de 2009, assinada pelo governador do Estado, Silval Barbosa. Com a mudança, a partir do quarto ano, o portador da carteira fica autorizado a capturar e transportar três quilos de peixe. A partir do quinto ano fica autorizado a capturar e transportar cinco quilos de peixe.
A lei atinge em cheio empresários que atuam com venda e aluguel de barcos, lojas de artigos e iscas para pesca, hotéis, chalanas, pousadas, catadores de iscas, entre outros. O empresário Joacir Lopes Montefusco, que possui uma loja de artigos de pesca e iscas em Fátima de São Lourenço, em Juscimeira, afirma que não houve discussão com a categoria por parte do governo do Estado. “Fomos pegos de surpresa!”, afirma, explicando que havia rumores para a implantação de algo nesse sentido apenas em março de 2013.
Para piorar, os empresários do setor da pesca em Mato Grosso lembram que agora é a alta temporada do setor, indo de agosto a outubro. Joacir Montefusco observa que vários turistas que estavam com programação de vir para a região já começaram a cancelar as viagens. Ele atesta que 50% dos pescadores amadores são de outros Estados. “Isso vai deixar de trazer divisas para o Estado, vai provocar demissões e tirará renda dos empresários”, analisou. “Sinto-me como alguém que foi despedido do emprego, sem Fundo Garantia, sem Seguro-desemprego e sem aviso prévio”, diz.
O empresário Hermenegildo Reis de Almeida, que atua na área de artigos para pesca e iscas em Rondonópolis, também alerta para os prejuízos e critica a medida. “Eles fizeram isso com a desculpa de preservar os rios. Mas o que acaba com os rios, na verdade, é a poluição dos esgotos das cidades, a pesca predatória praticada pelos pescadores profissionais, os índios predadores, os sem-terra predadores, além do desmatamento e envenenamento provocado pelas lavouras”, analisa, esperando que sofrerá queda de 50% na movimentação. “Nós ficamos com a corda no pescoço”, conclui.
Em Jaciara, no Vale do São Lourenço, o gerente André Luiz, que atua em uma loja de artigos para pesca e uma fábrica de chumbadas, acredita que a queda nos negócios pode chegar a 70% com a lei que está em vigor. Além das vendas, atesta que a fábrica de chumbadas demandou uma quantia alta de recursos e agora será muito difícil a obtenção de retorno. Ele também reclama que não houve como se preparar para as mudanças.
O pescador profissional poderá capturar até 100 quilos de pescado por semana. Ademais, a legislação permite apenas a captura destinada ao consumo de peixe às margens dos rios.

49 comentários

  1. alessandro pinheiro

    Isso é uma vergonha essa lei, proibindo a pesca amadora, sendo que quem acaba com os peixes é o pescador profissional. O governo deveria era acabar com a pesca profissional e dar cursos profissionalizantes para tais arrumarem emprego … Por que não agilizam leis para a segurança da população que é precaria… Lei para o menor que só pode matar roubar e votar, mas não pode trabalhar … Nossa indignação…total.

  2. Luciana de Barros Montefusco

    Muito boa a matéria, e realmente o governo não analisou bem a situação antes de fazer a alteração da lei. Como pescadora fiquei indignada com a forma que foi feita. Se houvesse uma boa fiscalização com certeza haveria muito peixe nos rios, e agora o pescador amador é quem está pagando pela falta de competencia do governo.Espero que revoguem as alterações.

  3. Ao que parece existe por trás dessa medida interesse comercial dos produtores de peixe de tanques, de modo que dispõe de enorme infra estrutura e unir o útil ao agradavel é uma boa pedida, de modo que muitos sairão prejudicados.

  4. Ultimamente os legisladores estão criando Leis só para ferrar o povo. Ou eu estou errado?

  5. Interessante a atitude. Infelizmente ninguem respeita, principalmente o pescador profissional. Sabe quando que ele irá pescar somente 100kg por semana. NUNCA! Minha opinião é a seguinte: Para tudo, ninguem pesca. Existem pessoas que tem carteira de pescador profissional e tem dois tres carros mais casa e tudo mais. Pura politicagem, Porem se for levado sério traria um beneficio enorme para a vida aquatica.

  6. Concordo com todos os comentários feitos, principalmente do Alesandro. O que acaba com os peixes são os indios que podem passar rede na piracema, os pescadores que se dizem profissionais que é a maior parte deles não trabalha certo, mas usa redes espinhel e outros, e ainda recebe 4 meses para não pesca e muitos pescam na piracema. Isso é uma vergonha, a maior parte dos pescadores amadores são trabalhadores que passam a semana toda pensando em ir no rio se divertir, destrair e agora o Silval Barbosa tirou isso do trabalhador….

  7. Sugiro que a pesca profissional deve ser proibida em Mato Grosso, pois com isso o maior dos predadores será eliminado.

  8. Obrigado A Tribuna por abrir esse espaço. Penso o seguinte: quem inventar polêmica de lei, é so criar uma que obriga os politicos a terem no minimo um projeto durante sua gestão, ja que muitos passam os 4 anos sem nenhum… Outra: a maioridade de 16 anos.
    - VOU ANOTAR OS NOMES DOS DEPUTADOS QUE APROVARAM E NÃO VOTAREI EM NENHUM DELES MAIS PRA NADA. FIZERAM UMA LEI SEM ESTRUTURA ALGUMA! SEM A OPINIÃO PUBLICA!
    - Puxa vida, estou indignado com essa da pesca, o unico lazer que eu tenho, pescar e trazer um peixinho pra comer com minha familia.
    - Capaz que vou ter despesa de ir na beira do rio e não trazer peixe, mais facil eu levar uma GAROUPA e subordinar quem está subordinado.
    Sei que não é a solução e gera so corrupçao, mas parece que as coisas só funcionam assim, só estou me adaptando ao sistema!

  9. Concordo com o que foi dito pelo pessoal, e acrescento o seguinte: o pescador amador já estava cumprindo a exigência máxima de cota de peixe, mas pelo menos ele podia ir pescar e trazer um pouco de peixe, agora que estimulo que ele terá? Isso precisa ser revisto urgentemente. O pescador amador é um turista e não um destruidor do Rio. Pelas novas normas o pescador profissional poderá pescar 100 Kg. por semana (100 x 52 semanas= 5.200 Kilos de peixe no ano, por pescador profissional, é um absurdo!) Multiplique isso pelo número de pescadores profissionais, enquanto que o amador pode pescar e trazer ZERO KILOS, está certo isso!!!.

  10. Sou pescadora amadora e concordo com o comentário do Marcelo, o governo DEVE proibir também a pesca profissional, pois são eles que mais retiram os peixes dos rios, com a desculpa de sobreviverem da pesca. Eles devem é procurar outro meio de sobrevivência, com a pesca totalmente fechada por três anos, ai sim os rios seriam repovoados novamente, e o governo fiscalizando com mais rigor, seria a solução mais razoável para todo o mundo.

  11. José,

    Desmatar nossa floresta para cultivar lavoura e jogar produtos quimicos em nossos rios pode. Isso é apenas mais um tapa na cara da sociedade

  12. paulo marcos bruno

    Maravilha! Sou pescador amador e vou sempre no Mato Grosso pescar. A cada ano que vou estou notando que os peixes estão acabando.
    Todas as excursões que vai para Mato Grosso vem lotadas de peixes de várias especies, não estou importando com a lei pois sei que e preciso, no futuro todos vão gostar. Parabéns, parabens para o governador SILVAL BARBOSA, JÁ ERA TEMPO.

    Só uma coisa esta errada quem passa o pano na maioria das vezes e o profissional. eles deveriam ter regras mais rígidas . (Mato Grosso até daqui a 3 anos)

  13. Gente, concordo com as indignações de todos, mas paramos um pouco para refletir. Até quando nos iriamos pegar nosso barco e ir ao rio nos finais de semana pescar e se divertir? Precisavamos dar o pontapé inicial, se prejudica um ou outro, temos que ter certeza que isso trará bons frutos a todos, é só ajustar as normas ai, e tudo dará certo. Ficar como estava não dava mais, né galera. Eu estou triste, mas pro outro lado, meu filho de três anos vai ter peixe pra pescar no rio quando crescer. Vamos nos adaptar e fazer a diferença. Vamos ajudar na fiscalização destes proficionais da pesca predadores e distruidores dos rios. Abraços a todos.

  14. A pesca profissional é o grande câncer dos rios de Mato Grosso, basta que se diga que durante o período de defeso (piracema) se compra filé de pintado mais barato que no período de pesca liberada. Esses 100 quilos de peixe por semana são fichinha teórica perto do que pegam na prática.Concordo com a proibição, desde que valha pra todo mundo, inclusive profissionais. Aliás, acho até uma excelente ora pro Governo do Estado incentivar e fomentar culturas de peixes, pelos profissionais. Os amadores não só vão apoiar como também colaborar. Aí sim a proibição funcionará. Caso contrário, os profissionais vão é deitar e rolar!!!!!!

  15. Esses politicos que fizerão essa lei não estão preocupados com os peixes, eles estão preocupado é com os IMPOSTOS. Se quer ter o aumento dos peixes proibisse todos. Vocês deveriam, era de se preocupar mais era com a saúde pública.

  16. osni junior da rosa

    Sou pescador (bom antes do fechamento) de final de semana, mas trabalho em empresa privada, utilizava o rio para lazer. Sei que existem pescadores amadores que retiram mais peixes do que os profissionais. Por isto acho justo sim, pois pescador amador inicialmente não vive da pesca e sim o profissional. Logo o que tem que ser visto é o quanto pode ser retirado. Moro no Mato Grosso desde que nasci (28 anos) e estamos vivendo uma fase ruim, os rios não estão com tanta vida igual antigamente. Estamos discutindo se pode ou não pode, quem perde mais. Mas estamos esquecendo da natureza. Será que ela já não está fornecendo sinais de que já esta no limite? É para se pensar.
    Só uma reflexão: quantos pescadores profissionais existem e quantos amadores?…Aposto que existem muito…muito mais amadores do que profissionais.

  17. Vou pescar no MT ha mais de 17 anos, ando mais de dois mil km para chegar no meu rancho, conheço muitos pescadores profissionais e tenho amizade com a maioria deles. O comentário que esse garoto fez (Osni), foi muito infeliz, ou seja, ele não sabe o que é pesca amadora e nem profissional, garanto que ele não tira a licença para pescar todo final de semana como diz, e tem mais já denunciei por várias vezes pescadores profissionais cercando com redes, os rios, baias e campos alagados para a pesca de filé, e quase arrumei confusão com os próprios fiscais. Com certeza esse garoto tem algum parente pescador profissional, por saber de quanto eles ganham na piracema, que na verdade eles colocam até pessoas que não tem capacidade de entrar em um barco para a prática da pesca, para sim conseguir um salário a mais. Sou defensor do meio ambiente, pois faço parte de algumas associações ligada a este orgão; garanto que daqui a três anos os peixes estarão da mesma forma encontrada hoje, pois a pesca com rede continuará existindo e nós que vamos uma vez por ano ao MT passar as féria, deixaremos de contribuir com o estado, como dinheiro de licenças, comércio-supermercados, postos de gasolinas, iscas de pescadores, piloteiros, etc e muitas outras coisas que os ribeirinhos nos fornecem, que é para ajudar na sua sobrevivência. Descupa-me garoto mas a solução para a preservação de nossos rios e peixes, tem que partir da consciência dos pescadores predadores ou de uma maior fiscalização séria. Obs; não sou contra o salário na piracema para os pescadores sérios.

  18. Evaldo Magalhães Couto

    Concordo com todos, em exceção daqueles que estão com o Governo, tudo que foi dito em cima mostra o quanto somos frágeis diante desses corruptos que fazem suas próprias leis, beneficiando a si próprio, como diz o amigo em cima, é só ver quem votou nesse lei e dar bananas a eles. Tenho pescado no Mato Grosso e sempre trazendo a cota mínima, enquanto os índios pescam de modo predatório, nunca comprei peixes na mão deles, porque sou contra, não ligo que seja trazer 3kg mais um exemplar, mas fechar a pesca vai ser prejuízo para muitos empresários menos para os políticos que tem seus salários auto, e só ferra o povo. Precisamos dar um basta nesses políticos sem compromisso com o povo.

  19. Toda ação de preservação da natureza é válida, mas que seja feita com seriedade e respeito. Uma pesquisa ou uma simples consulta ao povo, seria uma medida necessária e justa, vendo que o mais prejudicado foi o lazer (o tira stress do trabalhador). O pescador profissional e o índio tecnológico , ao meu ver, são os mais predadores e responsáveis pelo estado atual dos rios.

  20. Pedro Roberto Vulcano

    Mais uma lei demagógica neste Brasil de meu DEUS, colocar uma lei evitando a pesca amadora, como se ela fosse responsável pela baixa produção de peixes na região é um absurdo, lembro que a alguns anos atrás as queimadas foram responsáveis pela morte de uma grande quantidade de peixes, pois após as queimadas a chuva e o vento levou as cinzas para dentro dos rios sufocando os peixes, lembro de ver isso na tv. Vamos tomar medidas mais duras contra quem promove as queimadas.

  21. Ta muito bom, li a lei, verifiquei comentarios mas esses 100 kgs de peixe por semana de cada pescador profissional/assassinos do rio // vao vender pra quem ? e se o amador o vilao de toda historia o malvado, vagabundo, sem conciencia, que pesca,passa arrastao o ano inteiro, espinhel, tarrafa nao respeita nada., resolver a COMPRAR peixe com nota fiscal de um profissional filiado a uma colonia de pescadores PODE TRAZER // TANSPORTAR O PEIXE ate sua casa ? Se nao puder aonde esses profissionis vao enfiar tanto peixe em 03 anos!
    Ta proibido ? eh pra todos……….

  22. Fiquei indignado com esta lei. O amador so pode pescar 10kls o proficional 150kls. Nós pescamos um vez por ano o proficional todos os dias e cade a lei para eles.

  23. Se depedender de mim vou ferrar com todo mundo que destroi a natureza, principalmente quem pesca para sobreviver. Eu trabalho todos os dias. Isso é errado, quem vai para o rio destruir o peixe demorou isso de acontecer, mas tinha que fechar para esses canalhas que se dizem profisional de pesca. Voce destruidor de natureza um dia voce vai ver o anzol na sua boca bem no canto onde doi, e a sua bunda chaqualhando por uma minhoca. A natureza está clamando pela vida, e o homem clamando pela morte dela. Maldito seja voces sem consciencia com a vida só pensam em dinheiro, pelo amor de DEUS?

  24. Sou do Paraná, e me associei a uma pousada no Mato Grosso, a beira de um lago, onde passava as férias. Agora sem poder realizar o pesque e solte na piracema e sem poder levar nenhum peixe nos próximos três anos, devo migrar para outro estado. com certeza, não é a pesca esportiva que depreda os cardumes. Que pena que políticos atrapalhem em vez de ajudarem.

  25. Com certeza os politicos devem estar ganhando algum “dimdim” de alguem, ou voces acham que eles estao pensando em preservar os peixes! Fora governador!!!

  26. Tem tantas coisas que precisam ser analisadas e mudadas nesse pais ,e os politicos so sabem se preocupar em como atrapalhar a vida de quem é honesto e trabalhador. Talvez por ser mais facil e mostrar que estao trabalhando pelo pais, ja que para por ORDEM E CONQUISTAR PROGRESSO. Todos nós trabalhadores sabemos por onde se deve começar, por favor nao digam e nao pensem que é Brasilia, para nao ofender quem ganha uma fortuna, para dar otima qualidade de vida para os brasileiros. Enfim o verdadero brasilero é aquele que procura sua alegria aqui mesmo no nosso pais, mesmo se quisese nao tem condiçoes de ir para outro pais. Entao o que ele faz vai visitar parente, mas a alegria dele é ir pescar, onde ele busca a paz a tranquilidade e valorizando a natureza. E se nao tem peixe no rio, é porque alguem esta pegando mais do que pode, e isso com certeza nao e´as pessoas que fazem part da pesca amadora. OLHA BEM O QUE É UMA EQUIP DE PESCA AMADORA E COMPARE COM OS PESCADORES PROFISSIONAIS. Quem faz estrago maior, os pescadores profissionais que entendam o meu modo de pensar, mas ta na hora de procurar outra profissao.

  27. A proibição da pesca amadora é andar para traz, provocando o desemprego desencentiva o turismo no Estado.
    Mas se o governo criasse alevinos nativos da região populassee os rio criariam novos empregos produtores para produzir os alevinos, fabricas de ração transporte e etc…
    Muitos empregos seriam criados e os rio farto de peixes e o pescador agradece.

  28. De imediato proibir a pesca em MT por cinco (5) anos. Posterior incentivar a pesca amadora e determinar alguns rios para somente “pesque e solte” e proibir a pesca profissional em rios de MT. As futuras gerações irão agradecer.

  29. Parabens ao Governador,
    Agora ele vai acabar também com a pesca profissional, com a predatória (índios), com a fome da população, com a criminalidade, com a ´corrupção´, com o desemprego que já existe e aumentará, vai acabar com a poluição nos rios pelas indústrias e esgoto das cidades construindo 100% de tratamento etc. É, ele com isso, com certeza, está acabando com a única terapia que o povo tinha por conta da natureza ´a pesca´, mas con toda coragem (ou será covardia) que ele TEM, ELE vai dar condições para todos os alunos frequentarem a escola, vamo ter SAUDE 100% etc. É MAIS UMA VERGONHA PARA O POVO BRASILEIRO… Existem outras alternativas e ele sabe!

  30. No momento no Brasil o sujeito só não trabalha se não precisar ou se for muito vagabundo.

  31. Como presidente da CBPDS – Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (Entidade Federal de Administração de toda a Pesca e Mergulho amador no Brasil), vinculada ao Comite Olimpico Brasileiro e detentora exclusiva da filiação internacional às respectivas Confederações Mundiais, Panamericanas e Sulamericanas, responsaveis pelos Calendários Oficiais da Pesca no Brasil e no Mundo, passo a dar nossa posição oficial:

    SOMOS CONTRA QUAISQUER MEDIDAS RADICAIS, principalmente contra essas proibições direcionadas ao segmento da pesca amadora, que de predadora nada tem.

    Fomos membro do Grupo de Trabalho do MPA que atuou na base da atual legislação da pesca que permite essas aberrações ao admitir que sejam válidas “medidas mais restritivas do que as emanadas do próprio MPA. FOMOS CONTRA, a abdicação da competencia Federal de legislar sobre atividades desenvolvidas em águas da União, permitindo assim uma carta de alforria para que Municipios e Estados façam o que bem entendam, inspirando-se em interesses diversos e transformando o pescador amador no “boi de piranha” e quem se opõe a Ongs oportunistas e comerciantes do esporte em saco de pancadas.

    ACORDEM BRASILEIROS, às vêzes as coisas não são as que lhes vendem.

    Existem estudos sérios que se contrapoem a muitas medidas demagógicas e “simpáticas” ao grande público leigo que pouco sabe sobre o assunto.

    O Brasil cada dia perde mais milhões de dolares de divisas e credibilidade por não trabalhar sem envolver-se com Ongs. NA PESCA NÃO É EXCESSÃO.

    Vocês sabiam que a CBPDS representando o Brasil em 10 Mundiais é HEXA-CAMPEÃ DO MUNDO e que detemos os Recordes Mundiais mais expressivos ?

    SABIAM que ganhamos a candidatura junto a Confederação Mundial e em 2014 sediaremos em Vitória-ES o Mundial de Pesca Oceanica, SABIAM que em 2016 Ilhéus será séde do Mundial de pesca de terra-firme em Ilhéus-BA ? – Isso é parte de nosso trabalho que não divulgam,embora o Mundo saiba e admire a PESCA BRASILEIRA,hoje uma das mais destacadas graças a CBPDS.

    Nosso DEVER não é só competir, é dar atenção aos deficientes fisicos dando-lhes a oportunidade da inclusão social, também trabalhar com a juventude ajudando a forma-la sadia e conscia de seus deveres para com a Pátria.

    Cheguem junto, O BRASIL TEM JEITO.

    Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
    Presidente da CBPDS

  32. robertocarloslourençobraga

    Fui preso com meu filho de 7 anos porque estava pescando en uma area segundo a policia ambiental nao permitida, pois nao tinha nenhuma placa de aviso que era proibido a pesca ficamos de 11horas ate as 18hrs. ali dentro de uma sala e eu dentro do banheiro com diverssos bandidos eu nunca passei tamanho constrangimento isso aconteseu na prai do frade que se encontra em Vitoria e.s podi passar la por perto que. Até ontem nao tinha placa alguma de informaçao por favor tomem alguma soluçao para esse caso muito obrigado.

  33. Ministro da pesca, devia estudar mais para falar em peixe, cabide de emprego da nesta lei mal feita. Isto é uma vergonha estas lei, proibindo a pesca amadora, sendo que, quem acaba com os rios, desmatamentos, queimadas,açoriamentos, venenos das lavouras etc., os pescadores profissionais (vamos chamar de profissional) pesca com armadilhas espinhel, anzol de galho,rede tarrafa e outros. É o principal, para quem conhece os principal rios os predadores são os jacarés que comem toneladas de peixes dia, esta lei vamos chamar de desemprego. O turista pescador amador cuida do meio ambiente, pesca uma vez ano, e movimenta o turismo, sem mais é lamentável….

  34. Concordo com o fechamento da pesca para turista que vem para o nosso Estado,e muitas vezes deixa toneladas de lixo , vamos da um tempo para á nossa natureza se recompor é muita agressão sem fim ?
    Em 1988 nosso pantanal era rico em especies de peixes , hoje não temos mais peixes e fica uma brica entre pescador profissional e donos de barcos hotéis , lanchas e pousadas .
    melhor que fecha mesmo pelo menos acaba com todas as culpas .
    Acho que hoje não mais precisa de agredir os peixes nativos, temos pisciculturas com criação de peixes de cativeiros em vários estado que deu certo e estão vendendo até fora do nosso país, e não só como peixes e também especies da nossa fauna, o jacaré .
    Como exemplo cito a Associação Dos Criadores de Jacaré Do Pantanal á Coocrijapan situada em Cáceres MT , que até então não esta conseguindo atender todos os seus clientes por muita demanda das vendas e pedidos .
    Agora vamos as criticas em relações aos Empresarios do setor da pesca esportivas aqueles donos de barcos e pousadas !!! O que vocês fizeram para proteger o nosso pantanal , quais as medidas que vocês apresentaram? Acho que durante todo este tempo vocês só tiraram e não devolveram nada para os nossos rios , exemplo -se você tem uma bacia cheia de água e ai você começa a tirar e não reponha água acho que logo a bacia vai secar , e foi isto que aconteceu com vocês ?
    Agora é hora de mudar vocês tem que procurar outra opções chega de agredir, deixa a nossa natureza e fauna em paz .
    Em relações as famílias das pessoas prejudicadas daqueles empresários que achar dificuldades para mudar o setor, o nosso Governo deve dar curso de qualificação para que o mesmo seja encaminhado ao mercado de trabalho em outra área .
    Já para os donos de barcos e pousadas, caso não tenha dinheiro guardado vocês pode vender os patrimônios que ganharam da natureza e a fauna, e investir em outro setor econômico, ou até mesmo mudar para o turismo de safári.
    Fica aqui o meu apelo ( FECHA Á PESCA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL A NATUREZA E FAUNA E FLORA PEDE SOCORRO )

  35. É muito fácil, agora pescador profissional virou desmatador, poluidor, predador, e mais alguns dores. Quem entre os acusadores não abre mão dos seus churrasquinhos nos finais de semana, feitos com o carvão, de madeira de cerrado, andando nos seus carrões poluidores, fabricados com o quê mesmo, despejando o quê no ar? Nas grandes cidades, construidas a partir de tijolos, cimento, vergalhões de aço, tirados de onde mesmo, que qualquer idiota sabe que é as custas de grande prejuiso ambienta. Cidades essas construidas as margens de rios importantes e poluidos, produzindo,milhares e milhões quem sabe bilhões de toneladas de lixo imundo,fora os esgotos imundos que vocês lançam nesses mesmos rios. Agora vocês se acham no direito,de acusarem de forma covarde, afirmando que dez de vocês trabalhadores produtivos, possam levar do pantanal. E outros rios a sobrevivência de uma familia de ribeirinhos.POR CERTO,ESSES PESCADORES É QUE SÃO OS COVARDES,BANDIDOS POLUIDORES HIPÓCRITAS.OS LEGISLADORES SÓ NÃO QUEREM QUE VOCÊS FAÇAM COM ESSES RIOS O QUE VIVEM FAZENDO NAS VOSSAS CIDADES.

  36. Simplesmente vergonhosa esta atitude de nossos parlamentares e governantes, acredito eu, que o grande interesse nao é povoar o rio e sim vender os peixes criados em cativeiros que eta nas maos de grupos que fazem parte desta elite descompromissada com o bem estar da natureza e da sociedade de um modo geral fica o meu protesto.

  37. Estou com viagem marcada para conhecer um rio do MT. Sou pescador amador, vamos pescar mas nao vamos trazer nenhum peixe os peixes que pegarmos vamos soltar no rio, vamos deixar la também o nosso dinheiro para o Governador aplicar em medidas mais inteligente do que essa.
    A propósito tenho viajado muito para o MT a trabalho e tenho notado uma coisa onde estão aquelas florestas enormes do MT sumiram todas, isso ninguém vê.

  38. Max pescador profissional

    Sou pescador profissional, realmente vejo a pesca amadora como uma pesca executada por pessoas que nao tem o conhecimento necessario para efetuar esta atividade. São pessoas que pescam por lazer e sendo assim não se dedicam para tomar conhecimento do que é permitido ou não por lei, assim como locais permitidos, tamanho permitido para a pesca do peixe, épocas de desova e sem contar que nao vivem onde pescam, entao não se preocupam com a preservação das espécies e o meio ambiente, porém existe outra pesca que requer maior atenção. São as efetuadas por arrastões onde diversos peixes sao vitima do mecanismo utilizado, o peixe é um alimento saudavel e precisa estar na mesa do cidadao, o pescador profissional vive desta atividade, porém errado sao as pescas predatorias, generalizar nao é o melhor a fazer e sim restringir as metodologias aplicadas pra evitar que sejam extintos diversas especimes de peixes. Aos criticos pergunto, se acabarem com a pesca profissional voce vai tirar o peixe de onde para comer? Da sua pesca amadora? Praticada nas férias ? Por favor, avaliem bem a situação antes de postarem comentarios sem nexo.

  39. OLA! ( OS PEIXES ESTAO ACABANDO ) mas será que isso é preocupaçao para o GOVERNO? essa lei que fiseram é tao absurda e analfabética quanto quem a criou . VOU SITAR MOTIVOS DOS QUAIS REALMENTE OS PEIXES ESTAO ACABANDO . 1= AGROTÓXICOS NAS CABECEIRAS DOS RIOS de que adianta os peixes desovarem se os agrotóxicos eliminan todos os alevinos. 2= FISCALIZAÇAO IMCOPEMPETENTE NAO FUNCIONA NAO TEM FISCALIZAÇAO vejo arrastoes , rredes e tarrafas em pleno periodo de piracema pescando em afluentes do pantanal com muita frequencia. 3=COMÉRCIO DE PEIXES NATIVOS se alguem quiser vender peixe que os criem em cativeiro pela piscicultura. 4=PESCADORES PROFISSIONAIS TEM QUE MUDAR DE ATIVIDADE os mesmos nao rrespeitam nem as leis nem a natureza uzam rredes,tarrafas e arrastoes até no pantanal, nao obedecem lei nenhuma tudo que cair na rede é levado nao importa medida espécie e nem quantia. ta faltando mao de obra no brasi coloca este povo pra trabalha. 5=PANTANAL SO TEM JACARÉ E PIRANHA oque vai ajudar a estinguir outras espécies cada vez mais 6= A FALTA DE CONCIENCIA DE TODOS NÓS QUE ESTAMOS ACABANDO COM O MEIO AMBIENTE . COMO QUEREM QUE OS PEIXES SOBREVIVAM SEM ELE????? 7=O GOVERNO DE NOSSO PAIS NAO SE PREOCUPA NEM COM VIDAS HUMANAS PORQUE ACHAM QUE IRIA SE PREOCUPAREM COM ANIMAIS???????

  40. Vamos pescar com consiência pois estamos ajudando as enpresa poluentes adevastaren nosso rios com agrotoxico e tudo mais e nossos governos nada fazen e que a pesca amadora não paga imposto. Eles não tem interesse na população que faz terapia nas pescas, pois com tantas coisas para se preocupar, como saude do povo, fican indignando o povo com leis sem fundamentos como por exemplo menores de 18 anos não poderem trabalhar mas podem matarm roubarm estruparm traficar e tudo que não prestam mas trabalhar não pode porque o trabalho dignifica cidadão brasileiro.

  41. Isso é uma vergonha pois 90% dos pescadores ja estavam respeitando as medidas para pescado e quantidade liberada eu como pescado amador fico triste pois era a única diversão que eu tinha nos finais de semana fora que e uma das maiores atrações turísticas que Roo tem fora que carterinha amadora gera renda para o município e carteira profissional gera gasto na piracema para o governo. Tinha que pegar uma área e construir tanques para os professores que atuam na área criarem peixes e vender com incentivo do governo distribuindo para varias instituições no estado sem precisar fechar a pesca e conservando os peixes e assim a acabava com a fraude da carterinha profissional que vários tem e não trabalham com pesca e todos ficariam felizes. Colocar guarita na rodovia do peixe em Roo para haver uma melhor fiscalização.

  42. marcelo gargantini

    Bom eu não concordo com essa lei porque: o pescador amador vai no rio é mais por um lazer, e profissional com suas pesca predatoria, ai ninguem vê isto será que eles vão cumprir com a lei de 100kls será que vai ter uma fiscalização intensa. Bom eu concordo com a proibição, mas só se for para todos profissionais e amadores, ou libera para as duas categoria ou não libera para ninguem.

  43. Vou ser clara e direta com minha opinião a respeito do assunto, eu concordo com fechar a pesca mais pra TODOS, não só para os amadores e sim pra profissionais e amadores. já que o governo tomou uma atitude dessa de fechar a pesca, tudo bem fechou, mais cadê a fiscalização na piracema? Aqui onde moro os pescadores profissionais não sairão do rio momento nenhum, e até onde sei não vei nenhuma fiscalização aqui. Os profissionais pescavam na boa, só na paz, como se a pesca tivesse aberta. Agora eu pergunto isso é certo? Isso vai ajudar a preservar o rio? ou será que não? Me poupe e claro que não os pescadores profissionais não tem a menor ética quando estão no rio, jogam garrafas pets na água, poluem o rio além de poder pescar 100 kls de peixe toda semana, eles infringem as regras e pescam 300 por semana . Agora eu pergunto isso vai ajudar a preservar o rio? Eu tenho pena do responsável por essa lei, é coitado que não sabe nem tomar decisões, de uma hora pra outra cria uma lei dessas sem antes pensar que pra isso precisa de fiscalização, fiscalização que não tem.
    Se o governo realmente criou essa lei no intuito de preservar os peixes ele certamente vai voltar atrás da decisão que tomou e fechar pra todos, mais não adianta só fechar; tem que ter fiscalização e é algo o Brasil não tem.

  44. Lei boa seria o governo que tem muito dinheiro nosso ,por exemplo pagamos impostos nesse pais de mais correto. Agora eu que pesco de vez em quando nas minhas férias sou um pesca dor amador e pago para isto.valor não muito alto ate concordo mais pagaria ate mais se fosse o caso , porque nós pescadores amadores somos maior escala em vista dos profissionais.mais podemos resolver isto mantendo o pesca e solta,e os amadores , como??? acabando com os profissionais na pesca ,como??? pagando não só os 4 meses mais sim os 12 meses para eles e eles ficam como fiscais dos rios , e radicalizar as redes em todo o pais ,tirando apenas esta regra para alto mar . correto.

  45. Caro governador, eu tenho certeza que o senhor tem muitas coisas e resolver neste estado. Vamos começar pela saúde, educação, segurança e estradas. Eu tenho parentes em Mato Grosso, mas penso muito antes de viajar porque as estradas da vergonha. Agora o senhor vem se preocupar com pescador amador, aquele cidadão que paga imposto e só vai pescar os finais de semana, ainda trabalha no sábado até meio dia vai a um rio pescar agoro a senhor vem esta lei, por favor senhor governador vai se preocupar em fazer casas para estes mato-grossense que nao tem,os pobres.

  46. Isso é uma vergonha para o estado, pois para mim o maior predador são os indios, pois eles pescam com redes mesmo na piracema. Deveriam obedecer, e claro.

  47. Oi que tal os políticos votarem a lei da escravatura, oficializada, por escravos já somos e ai sobra mais para eles. Absurdos, precisamos de um sistema ante corruptos no BR.

  48. Essa lei é uma palhassada de quem não tem o que fazer. Nos não podemos trazer 5kl de peixe mas os que pesca para vender pode pescar e leva. A lei anterior teria dado certo se as autoridades fiscalizassem. No feriado fui para o lago Serra da Mesa e vi que la tinha ate rede atravessando o lago. Não vi nem um fiscalização.

  49. Dauto alamon Caetano

    Concordo que o que acaba com os rios brasileiros e com a nossa pátria são os tais índios que podem tudo, usando resdes em qualquer época do ano inclusive na piracema que extremamente proibido. As tais usinas hidrelétrica que os próprios que aprovaram a tal lei dos três anos, aprovaram a lei da construção da tal hidrelétrica. Um pai de família que trabalha o ano inteiro com apenas 30 dias de ferias, e que tem que trabalhar 4 mês só para pagar impostos, e que tem que esperar, planejar calcular, pra ter alguns dias na beira de um no seu próprio território, agora vai ter que esperar, planejar, calcular, fazer seus planos pra daqui a três anos, sabe porque? Porque tem um cara lá que com uma simples canetada resolvi tudo, e o senhor caneta, mais os índios podem sabe porque, porque eles são índios eles não são gente igual nos, não. Eles são melhores, são índios. Sabe o que eu acho, e que deveria dar exemplo são os que destroem, e nos trabalhadores sabe o que nos temos que fazer aceitar calados e indiquinados porque esse é o verdadeiro Brasil.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia