Endomarketing e sua importância para as Organizações

Endomarketing é uma área da administração que busca adaptar estratégias e os elementos do marketing tradicional para o uso no ambiente interno das organizações. O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. No cenário de globalização e de uma verdadeira explosão tecnológica em que vivemos atualmente, o endomarketing surge como ferramenta de extrema importância para o crescimento dos negócios e quanto representa para as empresas que souberem estruturar uma abordagem aos seus colaboradores, obtendo uma boa comunicação e estimulando-os.
O funcionário é um cliente em potencial e um cliente satisfeito revela sua satisfação para uma pessoa e o insatisfeito para dez, logo o mesmo ocorre com o público interno. Juntamente com a boa comunicação as práticas diárias da empresa não podem contrapor o que foi comunicado. Os colaboradores de qualquer organização não perdoam dissonâncias entre o que é comunicado pela alta direção e o que é efetivamente realizado pela empresa. Utilizar endomarketing é fundamental para as organizações, porém, fazer isso sem conteúdo, é propaganda enganosa.
A empresa moderna é um amplo conjunto de estruturas justapostas, onde nenhuma estrutura é menos importante que outra. Dentro desta visão, o Endomarketing, procura capacitar e habilitar igualmente os funcionários de uma empresa dos diversos setores que a compõem. Neste sentido, pode-se afirmar que sendo instrumento de capacitação interna, o Endomarketing, é acima de tudo um processo de democratização.
Acredito que as organizações de nossa cidade não incorporaram essa ferramenta ao treinamento de seus colaboradores, e como consequência o atendimento é ruim, fazendo com que os clientes fiquem insatisfeitos e desmotivados a voltar à determinada empresa. Uma comunicação superficial também pode desmotivar os próprios funcionários e, sendo assim, o rendimento cai. Funcionários insatisfeitos, não têm condições básicas de satisfazer cliente algum.
Organizações de todo o mundo tem dado uma atenção especial ao Endomarketing, especialmente por causa da aceleração dos processos de troca e a interconexão dos mercados.
Nossa cidade necessita acompanhar a evolução do país, não podemos ficar estacionados, acomodados aos velhos hábitos.

(*) Brenda de Oliveira Andrade – estudante do terceiro ano Técnico em vendas, na escola EEMOP: brenda_oliveirab@hotmail.com

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia