18º GAC comemora a Semana do Exército

O 18º GAC abriu ontem as comemorações da Semana do Exército em Rondonópolis
O 18º GAC abriu ontem as comemorações da Semana do Exército em Rondonópolis

Ontem, 19 de abril, comemorou-se o Dia do Exército Brasileiro. Em 1648, nos Montes Guararapes, no Estado de Pernambuco, cerca de 4.000 brasileiros, entre negros, brancos e índios, venceram um dos exércitos mais poderosos daquele período e marcaram o início da expulsão dos invasores estrangeiros.
Aquela ocasião registrou a primeira oportunidade em que se empregou a palavra Pátria em referência a então colônia portuguesa na América – o Brasil.
Representou, também, o nascimento simbólico do Exército Brasileiro ao mesmo tempo em que acendeu a chama cívica da brasilidade, que viria a motivar os diversos movimentos nativistas que culminaram com a independência política do Brasil em 1822.
Em alusão àqueles feitos heróicos de Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias, o 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC) promoverá uma série de atividades na cidade de Rondonópolis. No período de 19 a 25 de abril, serão realizadas palestras em escolas, visitas ao quartel e uma exposição de material na Praça Brasil das 8h às 17h do dia 22 de abril, quando estarão disponíveis ao público as seguintes atividades: orientação médica e odontológica, recreação para as crianças, como oficinas de tiro ao alvo e pista de cordas, exposição de material bélico e stands com informações sobre o ingresso na carreira militar (Serviço Militar, NPOR, EsSA, AMAN, EsAEx e demais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here