Câncer bucal: Uma doença silenciosa

Dra. Priscilla Oliveira

Dra. Priscilla Oliveira

O principal sinal da doença é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias. O câncer bucal pode ter outros sinais como áreas dormentes, manchas esbranquiçadas, manchas avermelhadas, nódulos. Em nível avançado, o câncer tem como sintomas dificuldades da fala, do ato de mastigar e da deglutição, emagrecimento acentuado, dor e a presença de linfadenopatia (íngua no pescoço).

Os fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de boca são fumo, consumo excessivo de álcool, portadores de próteses mal adaptadas, má higienização dental, dentes destruídos e infeccionados.

O que é o câncer bucal?

É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas deste tipo de câncer?

Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo: ·    Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar; ·    Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua; ·    Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; ·    Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; ·    Dificuldade para mastigar ou para engolir; ·    Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; ·    Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura. ·    Mudança na voz.

Como evitar o câncer bucal?

Se você não fuma nem masca tabaco, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.

Fumo: A ligação entre o fumo, o câncer pulmonar e as doenças cardíacas já foi estabelecida. O fumo também afeta sua saúde geral, tornando mais difícil o combate a infecções e a reparação de ferimentos ou de cirurgias. Em adultos jovens, este hábito pode retardar o crescimento e dificultar o desenvolvimento. Muitos fumantes afirmam não sentir mais o odor ou sabor tão bem como antes. O fumo também pode causar mau hálito e manchar os dentes. Sua saúde bucal está em perigo cada vez que você acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. Com esta atitude, suas chances de desenvolver câncer na laringe, na boca, na garganta e no esôfago aumentam. Como muitas pessoas não notam ou simplesmente ignoram os sintomas iniciais, o câncer bucal muitas vezes se espalha antes de ser detectado.

Mascar tabaco: O hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o câncer bucal. O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa pára de usar esses produtos, mesmo depois de vários anos de consumo, o risco de contrair câncer bucal se reduz significativamente. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de câncer bucal. A combinação fumo/álcool torna esse risco ainda muito maior.

Como realizar seu auto exame?

O auto exame deve ser feito em um local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada.

Os passos são:

· Lave bem a boca e remova próteses dentárias se for o caso.

· De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.

· Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a palpação.

· Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados.

· Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.

· Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.

· Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga ÁÁÁÁ… E observe o fundo da garganta.

· Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.

· Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicadores e polegar da outra mão.

· Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

· Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

Faça o auto-exame da boca mensalmente.

A visita ao dentista a cada 6 meses é essencial para se prevenir o câncer de boca, bem como, o auto exame realizado em casa.

Se descoberto no ínicio às chances de cura são muito grandes, beirando os 80%. Então se você não tem o hábito de ir ao dentista regularmente, não deixe para ir amanhã, pois a prevenção é a melhor arma para se ter uma vida mais saudável, longa e feliz.

42 comentários

  1. Rosangela Farinelli Rocha

    Olá!
    Há algum tempo descobri um caroçinho na submandibular direita,não dei muita importãncia. Passado algum tempo percebi o caroço aumentado significativamente, aguardando a regularizaçao do plano de saude que estava em atraso o tempo passou e eu demorei a fazer o ultrasson. Na hora do ultrasson a radiologista detectou um nódulo que sugeriu um linfonodo e me orientou que procurasse um cirurgião de cabeça e pescoço, como o plano ainda estava em atraso demorei mais nove meses. Hoje estou com o cirurgião de cabeça e pescoço marcado pelo SUS e devo me consultar dentro de alguns dias. O caroço está muito crescido, antes parecia um grãozinho de feijão e agora parece um caroço de jaca, me incomoda e às vezes sinto uma dor de ouvido fininha é uma dor atípica, sinto também desconforto quando o toco com mais pressão: sinto o volume para engolir e fico rouca. Fui orienta para ir ao otorrino: fui e ele passou ibuprofeno para tomar e compressa morna, o que nada resolveu.
    Podem me orientar?

  2. Boa noite estou preocupada tomo chimarrão quente sinto como meu pescoço travasse com ingua, dores na garganta como arranhada, trava a comida quando como ingiro, dores de ouvido e como se a garganta tivesse seca ansea de võmito o que será? Há dias já sinto esse sintomas.

  3. Oi, tenho 16 anos e uso aparelho a alguns anos. Esses dias fiquei doente, dor de cabeça, dor de ouvido, dor nos musculos e fiquei uns 2 dias assim depois reparei que minha garganta nao tinha melhorado, fui fazer um auto exame e reparei que tinha umas bolinhas no interior da minha boca, depois da guela e apareceu na lingua la atras, fiquei tussindo muito esses dias, mas parou ja e a dorde garganta passou, só que continuo com as bolinhas na garganta e tomo remedio e nao sai, o que será que é? será que é mononucleose? por favor me ajude

  4. Há algum tempo venho notando um acumo de uma macinha mau cheirosa no canto da garganta, entao fui ao medico e fui informado que se tratava de resto de comida e que nao tinha problema algum. de pois de 2 anos estou sentindo dormencia no pescoço dor de cabeça pressao na cabeça e incomodo na garganta. oque pode ser ?

  5. Fagner dos Santos

    Boa noite estou a dois dias com uma bolinha incomodando abaixo da lingua, parece que e um e um inxaso mas não fiz nada para isso apareceu derrepente, ainda não fui ao médico, mas vou ih ao dentista para ver o que e. Mas gostaria de saber sua opinião o que possa ser.

  6. BOA TARDE, APARECEU NO MEU CEU DA BOCA UM NODULO PARECENDO UMA INGUA, JA TEM MAIS DE 10 DIAS, O QUE PODE SER ISSO, ME INCOMODA NA HORA DAS REFEICOES…

  7. Boa tarde nasceu um caroço abaixo do meu dente inferior nao sinto dor mais ele e branco ..o que pode ser?Por favor estou preoculpada!

  8. Cricia Rodrigues dos Santos

    Comecei a sentir dor de garganta ao escovar como se tivesse ferido, dor em baixo do queixo que irradia ,como se fosse uma pontada,consigo tocar na dor enfiando o dedo na boca ,a dor rã localizada em baixo dos dentes.Por favor me ajude pois estou muito assustada.

  9. Ola ,bom dia
    acordando hj pela manha vi que minha boca esa com muitas manchinhas brancas no labio superior e com um pequeno corte no canto inferior da boca,gostaria que me pudesse dar alguma ideia do que possa ser isso,estou muio preocupado com medo de ser um cancer ou alguma DST.

  10. Já é a segunda vez que da tipo uma dormência e uma coceira no lábio superior e quando vou olhar no espelho tem uma pequena mancha vermelha,o que pode ser? Por favor me ajudem me orientem o que devo fazer que médico devo procurar!

  11. Oi. Tenho 17 anos, não fumo e não bebo álcool,minha higiene bucal e de mais de cinco escovações por dia, e a dois meses atrás saiu em minha boca uma afta mais logo sumil. Mais a um mês atrás tava com muita dor no pescoço e a garganta enflamada, mais a inflamação passou e a quase um semana atraz saiu novamente um mancha branca como queimadura perto do dente osiso de baixo, e também tenho algo preso no pescoço que encomoda muito, e agora pouco comprimi o ar na boca e parece que saiu pela bochecha indo por perto do ouvido esquerdo… O q eh? Por favor

  12. Oi estou um pouco preocupada porque nunca tive problema de garganta, mas à uma semana comecei sentir dor lado direito do pé da língua. Estou fazendo tratamento dentário é pensei que pudesse ser algo relacionado com a agulha da anestesia mas, depois me que já estava sentindo antes.
    Não posso abrir a boca nem para comer. É como se fosse uma íngua.

  13. Olá queria saber sobre uma massa dura q sai do céu da boca quando preciono com os dedos e q não tem o cheiro agradável .obrigado.

  14. Bom dia, a alguns meses apareceu uma manchinha vermelha nos meu lábio inferior e foi crescendo, a uns três meses parou de crescer porém não diminui.
    Esse mancha é como se a pele rosa tivesse despelado e ficou só a região vermelha, essa região não dói e nem sangra, mas, não volta ao normal e estou preocupado, além dela também surgiu uma mancha escura no meu nariz na mesma época, eu não fumo e nem bebo e nunca tive nenhuma doença do tipo. Fui no dentista e ele não soube dizer o que é.
    Por favor, preciso de ajuda urgente.

  15. Olá eu gostaria de saber se inchaço na gengiva que tem já um certo tempo mais que não foi e sangra ao limpar tem aver com qual problema bucal e se ter um dente necrosado é sinal de câncer.Essa massa da qual Eduardo fala eu já percebe algumas vezes mais é como se saísse do nariz pra boca ou garganda.O que calsa?

  16. Alessandra Bernardes

    Olá?
    Preciso de ajuda para saber o que pode ser?
    Estou a dois anos sentindo no lado esquerdo da garganta abaixo no esôfago um acúmulo de comida. Já cuspi 3 vezes uma bola branca com mau cheiro. Pesquisei agora e mostra bolas pequenas na garganta.
    As minhas eram grandes e fica no pescoço.
    Sinto como se estivesse acumulando comida e quando fica cheio minha garganta do lado esquerdo começa a inflamar.
    Quando como farofa ou comida seca desce doendo no esôfago e quando chega no peito parece que a comida para, aí dói no peito que até sai lágrima dos olhos. Desce queimando e dói no peito.
    Isso não acontece todos os dias. Só de vez em quando.
    Pesquisei sobre isso e fala de câncer no esôfago.
    Já tive câncer de colo de útero e retirei útero, ovários e trompas. Agora estou usando Estreva Gel (reposiçao hormonal), que dizem causar câncer de mama.
    Estou com medo. Será que estou com câncer no esôfago?

  17. Ola pode me tirar um aduvida por favor
    Tem um tempo que sinto muita falta de ar,e como se minha garganta estivesse tampada.
    Quando abro bem a boca vejo algo beem no fundo da garganta depois do sininho bem na descida mesmo,algo com uma ponta tipo a lingua,porem e mais fino e duro. O que pode ser isso? olhei varia imagens de garganta na net e nao vi algo parecido

  18. Vi uma massa amarela abaixo da minha lingua o que podi ser?

  19. Oi tb meu pai tá com um caroço do lado esquerdo uns falam que é dente vermelho caroço ele fuma tem 62anos minha mãe não sabe que fazer começo com uma ferida cresceu agora apareceu caroço

  20. Faz alguns dias q notei um carocinho na minha boca na parte da frente por dentro é como se tivesse solto ele não dói a não ser q aperte estou preocupada pois meu pai já teve câncer de boca por favor me ajudem… Obrigada!

  21. Boa noite
    Apareceu na minha lingua uma bolinha amarela na lateral da lingua e no lado desta bolinha tem outras nas vermelhas
    Estou preoculpada y
    Eu nao fumo e nem bebo

  22. Oi,não sei se irá me responder, mas já faz alguns anos q venho percebendo q pedaços de carne da minha bochecha por dentro esta saindo, nao sei o que faço! Me ajude.

  23. Ola Boa noite meu nome ejhennifer tenho 11 anos euestava muito perocupada por que tem um caroço no meu pescoço he naminhatem uma mançha branca minha voz tambem mudo muito pfv me ajude

  24. bom dia então sinto fortes dores no céu da boca e umas pontadas no ouvido direito tonturas e uma sensação de desmaio o coração acelera e isso sempre ocorre a noite quando vou me deitar tipo quando o corpo relaxa pra descansar, to muito preocupado tenho dois filhos e uma espoa pra cuidar em isso me preocupa muito por favor me ajudem to sem condições de fazer um plano de saúde isso me preocupa muito e não sei como da essa noticia a minha esposa pois ela ta gravida de 8 meses do nosso segundo filho não quero passar preocupações para ela sem mais. Ass: Alves

  25. obs tenho 39 anos não tem índice de familiares com câncer na família pois não ha patologia nessa área com nenhum familiar

  26. Boa tarde.alguns meses atrás senti uma dor abaixo do ouvido parecendo cachumba que ñ podia nem comer.percebi que ficou uma landra abaixo do ouvido e um no pescoço. A partir daí estou sentindo muitas dores de cabeça e uma quentura na garganta do lado direito onde tem esses nódulos. Dentro de minha boca bem no fim da lingua lado direito sinto uns carocimhos que espinham e tenho dificuldade de engolir. Tenho medo que seja câncer. Vc poderá mim esclarecer que realmente é?

  27. Ola…
    Segunda dia 11/07/2016, minha boca começou a inchar minhas gengivas, e logo no dia seguinte surgiu um tipo de ferida na garganta, cor esbraquiçada, e amanhecendo o dia de sexta meu labio criuo uma ferida, onde esta me encomodamdo muito, tenho a leve empressao que possa ser da agua, pois faz duas semanas que estou em um novo indereço onde a agua e da corsan, e pude notar que a agua tem o cheiro e o gosto do cloro muito forte.
    gostaria de saber sobre a opinião de voces. obrigado.

  28. Estou com as glândulas paròtidas doendo e inchadas,minha gengiva também esta inchada e doendo muito mesmo eu tomando remédio para aliviar a dor.agora minha garganta também está doendo e tenho dificuldade pra engolir até saliva. Até minha língua está ferida mas bao é afta. O que pode ser? Preciso de ajuda!

  29. CRISTINA ALMEIDA

    BOA TARDE ,MEU NOME E CRISTINA E ESTOU COM UM PROBLEMA E Ñ SEI AONDE DEVO IR,A CERCA DE UMAS SEMANAS APARECEU UMA BOLINHA NO INTERIOR DA MINHA BOCA E ESSA BOLA VEM AUMENTANDO A CADA DIA A PONTO DE Ñ ESTA CONSEGUINDO MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS ,COMO DURMO COM A BOCA FECHADA PARECE QUE EU MORDI A BOCHECHA E FORMOU AQUELA BOLA E AGORA AUMENTOU.PORFAVOR ME ORIENTE MANDO FOTO SE QUISER ,JA PROCUREI O Q PODE SER MAS Ñ ENCONTREI NADA SOBRE O ASSUNTO.FICO NO AGUARDO OBRIGADO.

  30. Oi bom dia!
    Hoje eu acordei com dor de garganta e fui olhar pra ver o que era.
    Lá no fundo tem um pontinho branco e em baixo da minha língua
    Tem uma feridinha, o que pode ser ?

  31. Boa tarde meu nome é Betânia! Há três semanas sentir dores nos dentes sisos e abaixo de dekes saiu uma ferida de 3centimetros mais ou menos. Só doi se eu apertar e abaixo do queixo tem tipo um caroso no mesmo lado esquerdo que quando eu aperto doi. Ja tomei os medicamentos que o dentista passou mas, nada de sarar.

  32. Boa tarde eu gostaria de saber o que pode ser eu estou sentindo um caroço de carne mole dentro da minha boca na bochecha eu passo a língua e sinto e ao escova os dentes doi um pouco incomoda e sinto ao passar a língua e isso eu percebi fais 3 dias o que pode ser obg o que faço para melhorar

  33. Boa Tarde, senti um carrocinho logo em baixo do queixo , o que pode ser? as vezes minha lingua parece que tem um nervinho que puxa ou sensação de queimadura. Preciso me preocupar, me ajudem

  34. Olá bom dia uso aparelho a um ano e nesses ultimoa meses apareceu um acúmulo de carne na vochecha com um tipo de burraco que dói,isso incomoda bastanta a noite.O que pode ser?

  35. Estou com caroço dentro da boca e gengiva machucada o que pode ser?

  36. Boa noite!Eu gostaria muito que me respondesse.Que estou com um nódulo no lado esquerdo do maxilar, móvel e induresido, do tamanho de uma azeitona,e noto que está crescendo…Estou muito preocupada com que deveria ser porque já tem 1 ano que tenho ele é não some e noto crescimento!Por favor aguardo um retorno seu!
    Grata!

  37. Maria Elisa Emiliano

    Achei este site e resolvi perguntar: Mordi um pedaço de frango e tinha um osso que espetou meu céu da boca, não sei porque o local inflamou. Preciso de um medicamento para desenflamar o local e aliviar a dor.

  38. Oi tenho um dente quebrado e a uns dias to sentindo um caroco do lado dele sera q e cancer?

  39. Oi boa noite a 2 meses apareceu em minha gengiva superior um carocinho é pequeno,não dói mais estou com lábios sensível oque pode se?

  40. Henrique nascimento

    Jaqueline tambem estou com o mesmo problema que voce,meu ultimo dente nasceu atrifiado e aos poucos se estragou e quebrou ao lado deke nasceu um caroço mo ultimo dente mesmo da mandibula de baixo …estou preocupado.

  41. Oi arranquei um dente hoje tive olhado tem um pedaço na minha gengiva e um carochinho e fiquei preocupada e ja faz 1 ano que arraquei esse dente

  42. Não sou médica nem nada mas vivo passando por uma situação parecida , pesquisei várias vezes na internet e acho que realmente são as amígdalas no caso esse resto de comida na garganta os sintomas são mal hálito , dor de garganta frequente , anciã de vômito entre outras ainda não consultei um especialista , mas estou agendando uma consulta pra saber oq é , espero que tenha ajudado nem se for só um pouquinho

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia