Presépios com materiais recicláveis em exposição

[inspic=28284,right,fullscreen,200]Materiais alternativos e recicláveis, com o uso da imaginação e criatividade, viraram inúmeros presépios a partir das mãos do músico e pastor Raimundo Soares de Andrade. Os resultados desses trabalhos estão presentes na 1ª Exposição de Presépios, com o tema “O Menino Rei”, no Centro Cultural José Sobrinho, na Rua Rio Branco. Ao todo, são 35 presépios, completos ou não.

Um dos intuitos de Soares é justamente mostrar a possibilidade de criar obras artísticas a partir de diferentes materiais. Ele recorre, para isso, a materiais como garrafas peti, telas, troncos de madeira, caixinhas, tampinhas, latas de refrigerante, entre outros. Outro objetivo, segundo ele, é resgatar o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Cristo.

[inspic=28291,right,fullscreen,200]Cada presépio recebeu um tema, relacionado ao material utilizado e à própria criação. Para a confecção dos trabalhos foram usadas técnicas como pintura, recorte, colagem, textura e outras. No presépio completo com o tema “É Natal”, por exemplo, há o uso de pintura em coco, garrafa peti, tnt e fibra de palmeira. Em “Dorme em paz, ó Jesus”, foi feito o uso de colagem e pintura sobre cabinhos de madeira, pano e folha de coqueiro.

Devido ao contexto, Soares convida, principalmente, as escolas para fazer uma visita à exposição, como forma de incentivar os alunos a trabalhar com material reciclado. Até o filho de Soares, de oito anos, confeccionou três pequenos presépios que estão na exposição. Além do mais, ele mostra que, com criatividade e pouco dinheiro, é possível fazer uma decoração natalina.

A exposição de presépio passou duas semanas na Secretaria Municipal de Educação e, agora, fica no Centro Cultural José Sobrinho até o próximo dia 28 de novembro. Todas as obras em exposição estão à venda. O espaço fica aberto para visitação das 7h às 17h, com entrada gratuita.

7 comentários

  1. Cristiane Michaud Bernardini

    Achei exelente essa idéia de usar materiais recicláveis para a confecção de enfeites natalinos. Principalmente hoje que fala-se tanto em consciência ecológica. Precisamos de pessoas assim criativas e conscientes que respeitem e cumpram com a responsabilidade que Deus pos em nossas mãos: cuidar da natureza.

  2. Sou do Rio Grande do Sul, gostei muito da iniciativa do pastor Raimundo de aproveitar material reciclável ,e nos fazer lembrar do verdadeiro motivo do Natal que e o nascimento de JESUS .de JESUS .

  3. Excelente trabalho!!! É incrível que se possa falar de Jesus de toda e qualquer maneira. Que Deus abençoe o ministério do Pastor Soares.
    Parabéns!!!! E que tenhamos todos um Natal repleto de paz e com Jesus no coração.

  4. Muito interessante a iniciativa. Deus o abençoe!

  5. davi santos waller de araujo

    Muito boa de se fazer e fácil, só achei muito virtual. Tá mais excelente. Nota 10, beijos.

  6. Muito lindos todos os presepios.

  7. Gostei muito dos bonecos e da árvore. Minha mãe quer saber com se faz, quem responder vou ficar muito feliz.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia