“Qualquer pancada na cabeça é traumatismo craniano”

A expressão “traumatismo craniano” apavora, já que é uma das causas mais freqüentes de morte e deficiência física e mental. Mas, como no caso da atriz Giselle Itié, que bateu a cabeça durante os ensaios da “Dança do Gelo”, do “Domingão do Faustão”, o traumatismo craniano pode ser só um susto, sem conseqüências mais graves. Segundo sua assessoria, a batida foi leve, mas inspirou cuidados, de acordo com os boletins divulgados pelos médicos.

“De modo geral, qualquer pancada na cabeça é um traumatismo craniano”, diz o neurocirurgião Guilherme Malacarne, do Hospital Regional Sul e professor da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Um “galo”, por exemplo, é um hematoma formado pelo volume de sangue acumulado após o traumatismo.

Nem todos os casos precisam de ajuda médica. “Depende dos sintomas. Se a pessoa perder a consciência, vomitar, não sentir alguma parte do corpo, sofrer alterações na linguagem, é importante procurar um pronto-atendimento”, aconselha Malacarne. Nos casos leves, como uma pancada contra a porta, uma bolsa de gelo pode aliviar.

As seqüelas são, geralmente, proporcionais ao trauma. Ou seja: quanto mais forte for a agressão, maiores serão as chances de complicações. Acidentes que envolvem velocidade, como batidas de carro e quedas de patins e skates, por exemplo, também podem ser graves. “Nestes casos, o cérebro tem a agressão localizada contra ele e, por causa da velocidade, também fica meio que “boiando” no crânio”, explica o neurocirurgião Eduardo Vellutini do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista.

Diretor clínico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o ortopedista Antônio Carlos Fernandes diz que a complicação depende da área do cérebro que foi afetada. “Cada área corresponde a uma função, como equilíbrio, movimento, fala, audição, entre outras”, explica.

Na Clínica de Lesão Encefálica da AACD, 36% das crianças tiveram seqüelas após acidentes automobilísticos. Fernandes atribui as pancadas ao uso incorreto ou mesmo à ausência das cadeirinhas de segurança. “Elas poderiam evitar muitas mortes e complicações”, alerta Fernandes. A segunda grande causa de traumatismos cranianos são os atropelamentos, motivo apresentado por cerca de 32% das crianças da AACD. E 23% delas caem de grandes alturas. “Isto é muito comum, especialmente em favelas, porque as crianças costumam brincas nas lajes”, explica o ortopedista.

Importante é, no caso de uma lesão grave, levar o acidentado ao pronto-atendimento o mais rápido possível. “Trinta minutos podem ser decisivos para que a pessoa tenha mais chances de se recuperar do baque”, aconselha Vellutini, do Oswaldo Cruz.

Diferentes graus, diferentes seqüelas

TIPOS - Existem três tipos de traumatismos cranianos, classificados de acordo com o grau de comprometimento do crânio. No fechado, não há ferimentos no crânio ou, quando muito, existe uma fratura linear. Os traumatismos cranianos com fraturas com afundamento caracterizam-se pela presença de fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesando o tecido cerebral adjacente. Nos traumatismos cranianos abertos, com fratura exposta do crânio, ocorre comunicação direta do couro cabeludo com a massa encefálica através de fragmentos ósseos quebrados.

SEQÜELAS - Elas irão depender da área do cérebro afetada. Algumas áreas irão causar problemas na fala, outras, no equilíbrio, na inteligência, no movimento e assim por diante.

CAUSAS - Os acidentes automobilísticos são a principal causa, seguidos pelos atropelamentos e quedas de grandes alturas.

115 comentários

  1. Olá!
    Se puderem me respnder logo, eu agradeço.
    Bom, eu fui tentar tirar um côco direto do coqueiro que tinha aproximadamente, 5m, e o côco acabou batendo na minha testa, doeu muito, não senti dor de cabeça, tontura, desmaios nem náuseas,na verdade antes do acidente já estava meio enjoada devida a minha TPM, e nada mas, não fui ao médico. gostaria de saber se já que eu não tive nenhum desses sintomas nem ao menos dor de cabeça…necessariamente posso ter algum problema sério?
    Grata desde já, Flávia Ventura

  2. ola, possuo um galo na regiao frontal da cabeça bem acima da testa, que imagino ser em decorrencia de movimentos de capoeira que pratico como, por exemplo, peao de cabeça – o qual coloco a cabeça no chao e rodo, e esses movimentos me levam a constantes impactos no mesmo lugar. enfim, possuo um galo relativamente grande e indolor, assintomático, nem duro, nem mole, mas permanente, que habita minha cabeça há mais de 4 anos. nenhum outro colega da capoeira que faz estes mesmos movimentos possue este tal galo. eu ja pratico capoeira há mais de 20 anos. o que devo fazer? devo me preocupar? sera que isso é mesmo um galo? aguardo retorno. obrigada. junior

  3. Olá, tudo bem? Pois bem, minha dúvida é a seguinte, estava brincando com um amigo quando escorreguei e caí de costas batendo a cabeça na parede, foi um tanto forte pois na hora minha vista escureceu e voltou rápido (agora, 4 horas depois está normal) senti tipo um choque quase que no corpo todo e fiquei um pouco tonto, aparentemente não aconteceu nada, não inchou nem sangrou, só estou meio tonto ainda, bem pouco, e de vez em quando sinto umas “picadinhas” no lado direito do pescoço, está diminuindo mas estou preocupado, e não fui ao médico. Pelo que foi relatado pode ser alguma coisa grave? O que posso fazer agora?

  4. Gostaria de tirar uma dúvida, minha amiga sofreu acidente de carro e está com tce grave, gostaria de saber quais os riscos, pois um amigo meu tb sofreu politraumatismo e hj está bem, qual a diferença entre tce grave e politraumatismo??
    Desde ja agradeço

  5. tive um acidente a 5 anos , gostaria de saber se eu posso sofrer alguma coisa no meu cerebro do tipo meningites, infecções, uma vez que o trauma nao foi grave foi superficial nao atingiu a massa encefalica. Mais sempre fico preocupada se posso ter uma sequela devido a pancada na cabeça.me esclareça
    obrigada Rafaella

  6. Boa Noite!

    Sofri um acidente de moto no dia 10/08/2009. Estava de capacete, mas mesmo assim bati com a cabeça não me lembro onde, só sei que fiquei uma semana com o lado direito do rosto inchado e 15 dias de olho rocho. Após uns dois meses do acidente comecei a ter uma dores de cabeça com umas pontadas, também fico com a visão pesada. O que devo fazer? Obrigado!

  7. Meu marido, brincando com nossos filhos no chão, levou uma pisada na parte lateral da cabeça, ficou desmaiado por alguns minutos, quando acordou sentiu um pouco de dor de cabeça e tontura, mas não quis ir ao PS de jeito nenhum, estou preoculpada, o que devo fazer?

  8. Estava sentada e sofri um desmaio batendo de frente com a cabeça no chão, acordei poucos minutos depois desorientada, mas me recuperei logo ficando apenas com uma forte dor na cabeça e na nuca. Este pequeno acidente foi a três dias e ainda sinto a dor na cabeça. É possível que eu tenha sofrido um traumatismo??

  9. Eu tenho um bebê de 2 anos. Vira e mexe ele está batendo a cabeça, agora na última vez ele bateu a cabeça dele em uma mesa, bem na lateral e ele se queijou de dores na região que ele bateu, me tire uma grande duvida: essas batidas que ocorrem na cabeça do meu filho no futuro podem vim ocasionar um tumor ou uma crise de eplepsia.

  10. Olá.

    Meu sobrinho bateu a cabeca em um canto da cama, abriu-lhe um pequeno corte em cima da sombrancelha e ai ele pode ter problemas futuramente ou nao. não levamos ao medico e o que recumendavel nessa situacao.

  11. Em uma tentativa de roubo levei um soco no rosto, entre a região dos olhos e a orelha, a cima da bochecha. Não fui ao médico, coloquei gelo quando cheguei em casa e passei um pomada para pancadas no local. Mas formou um galo, não ficou roxo, apenas formou um galo. Gostaria de saber se existe um risco, se a região é especialmente sensível, se devo procurar um médico. Obrigada.

  12. Ola!
    Hoje por volta do meio dia bati a testa (do lado direito entre a raiz do cabelo e a testa)e formou um galo muito, muito grande agora é 23:00h e o galo não sumiu completamente eu coloco a mão e doi muito. Na hora não tive tontura nem desmaiei, nem outro sintoma. O que devo fazer? Será que tenho que procurar um médico?

  13. Há cerca de um ano e meio sofrir uma pancada na parte detrás da cabeça(nuca), na hora sentir apenas um escurecimento na vista, não criou galo, nem houver corte, por este motivo não procurei um médico.
    Hoje sinto uma pequena incomodação no local da pancada, esquentando um pouco mais do que as demais regiões da cabeça, quando mexo, a cabeça sinto um pequeno estalo na cabeça e ás vezes quando durmo, acordo com minha mão dormente. Há dois dias tomo uma aspirina por dia, pelo visto está resolvendo pois não sinto mais incomodações e a região da cabeça está na temperatura normal. Mesmo assim pergunto: Devo me preocupar? O que seria melhor eu fazer?

  14. Sirlene Martins

    Tenho uma amiga que está sentindo algumas vezes pontadas fortes na cabeça e tonturas, fiquei sabendo que a 8 anos atrás ela sofreu um acidente de moto, bateu com a cabeça e ficou 13 dias numa utei em estado grave, ainda não falei pra ela que eu descobri desse acidente,por isso preciso saber, foi um tce ou um politraumatismo? Qual a diferença dos dois? O que ela anda sentindo pode ser sequela disso mesmo fazendo 8 anos? por favor preciso saber.

  15. Bom dia!
    Bati minha cabeça num ferro com força há 3 dias atrás, a batida foi tão forte que cai no chão, doeu na hora e senti um estalo, mas logo depois passou a dor. Não tive calo, desmaio, enjôo ou dor de cabeça. Apenas senti uma queimação na cabeça e como estava longe de casa não coloquei gelo e nem procurei médico por achar desnecessário. Contudo, tenho sentido uma sonolência fora do normal e tenho uma sensação estranha na cabeça, como se ela estivesse cheia de ar. Isso pode ter relação com a batida ou não? Obrigada!

  16. Oi, meu nome é Andreia há 3 anos atrás bati a parte superior da minha cabeça em uma laje da escada, senti uma dor muito forte mais acabei não me enportando muito, na hora só passei a mão e agora estou sentindo dores no mesmo local que levei a pancada. Queria saber se essa dor esta relacionada a pancada que levei? Devo passar no médico para fazer exames? Estarei aguardando a resposta! Obrigado!

  17. Ola, minha mãe caiu de bicicleta e bateu com a cabeça no chão, ela não se lembra de nada e sofre forte dores de cabeças. Os médicos falam que é normal, mas ja se passaram 4 dias. Isto é normal.

  18. Olá,
    Minha amiga caiu da escada e bateu acabeça muito forte. Fomos ao médico, ele disse que inchou e esta com sangue na espinha. Pode me explicar se isso é MUITO grave?
    Obrigada.

  19. Sofri um acidente de moto, fui para o hospital mas não fiz uma tomografia, e sinto tonturas sem dor, uns 20 dias já … Isso é normal?

  20. Minha mãe sofreu um acidente de automovel já fazem 08 anos e de dois anos para cá surgiu um coagulo na cabeça proximo a testa, o coagulo parece ser de sangue, ela ja passou por um clinico elefalou que não tem perigo e é possivel fazer uma micro cirurgia. Gostaria de algum esclarecimento e dos riscos que ela corre. Obrigado

  21. Oi, tomei um soco na cabeça há uns meses atrás, na parte palpebral do músculo orbicular do olho e fáscia temporal, e tipo não fui ao médico, senti tonturas no dia seguinte após o soco, enjoô, mas só pela manhã, e depois ficou tudo bem, até aí tudo bem, não sentia mais nada, mas depois de um tempo, eu vou dormir e tipo acordo de madrugada sempre e quando viro a cabeça, parece que algo está furando só a região que tomei o soco, tipo algo furando bem de leve, mas passa bem rápido, o que será isso? É normal?

  22. Olá, há dois anos atrás sofri um acidente de moto, fraturei a orbta esqueda so acordei dois dias apos o acidente e até hoje não lembro de nada, passei por uma cirurgia para redução da fratura 10 dias depois. Na época sentia muitas dores de cabeça mas como havia demorado pra fazer a cirurgia (já que o médico do hospitla publico disse que eu nao tinha nada só estava ocupando leito). Achei que fosse por isso; mas há alguns meses sinto dores novamente e uma mancha embaçada na visão que demora varias horas pra sumir e depois fico sem enxergar do olho direto, isso pode ter relação.
    Por favor me responda ja procurei um neuro mas ele nao resolveu nada, estou procurando outro mas no SUS neuro é artigo raro.
    Obrigada aguardo resposta.

  23. Por Favor se puder respondam logo,
    No dia 15 de junho de 2010 sofri um acidente de carro, estava no banco da frente ao lado do motorista, tinha ido ao supermercado comprar um bolo para o aniversário do meu sobrinho, então estávamos no sinal parados, o sinal abriu pra agente e seguimos em frente só que íamos atravessar uma outra rua e o sinal desta estava fechado, mas um carro vinha desta rua e bateu no nosso carro, só bateu do lado que eu estava, então bati somente a minha cabeça (do lado direito acima da orelha um pouco). Segundo o motorista, que é meu cunhado, porque eu não vi nada disso, não lembro deste fato ter ocorrido comigo, fiquei completamente inconsciente mas fui levada ao hospital e meus familiares me disseram depois que eu só falava coisas esquisitas perguntava varias vezes a mesma coisa, vomitava tudo, então ate que enfim fui atendida bati 1 tomografia e passei a noite neste hospital e pela manha foi feita uma outra tomografia e fui mandada pra casa, mas antes disto lembro que eu acordei no hospital e perguntei em que ano nós estávamos, não entendia aquela data só lembrei que no outro dia seria meu aniversário. Lembro tambem que sentia muita dor de cabeça e a parte da minha cabeça que foi batida ficou tudo muito mole até hoje não lembro realmente de nada da que aconteceu comigo coisas que eu fiz, como ter escolhido o bolo do meu sobrinho na loja, a hora em que o carro bateu agente, de ter sido levada a um pronto socorro e depois ter sido transferida nada, nada o médico que me atendeu disse que depois me lembraria de tudo. Segundo minha família porque não lembro de ter falado com médico algum, sinto que minha vista não está mais bem normal como era e de vez em quando sinto dores de cabeças bem forte gostaria de saber se vou me lembrar de tudo porque já fazem 26 dias e não consegui me lembrar de nada e quero saber também se isto pode ter deixado em mim sequelas graves pois ainda não tive condições de ir ao médico novamente.
    Por favor me respondam logo vou ficar aguardando,
    Obrigada
    Vão me ajudar muito.

  24. keldna monica pinheiro nobre

    Minha irmã sofreu um acidente de carro e há 15 dias estar sendo atendida do IJF de Fortaleza. Não teve fratura exposta, tudo foi dentro da cabeça, lá na placa que fica em cima da cama dela tem escrito politraumatismo com tce, ela abre os olhos e as vezes responde ao chamado pelo nome dela. Eu gostaria de saber se ela entende o que a gente fala e se vai ficar boa? Existe uma posição adequada para a cabeça dela? inclinada, reta ? ah! Eela ainda permanece respirando com ajuda de um tubo de oxigênio, é bastante forte, farmacêutica e tem um filho de 2 anos, sempre que chego para falar com ela na UTI, ela aperta fortemente a minha mão e se emociona como se precisa ouvir noticias do filho. O que devo fazer para ajudar minha irmã na UTI?

  25. Osvaldo Fonseca

    For favor agradecia a vossa mais breve opinião.
    Meu filho de ano e meio caiu da cadeira ao tentar subir para comer e bateu com a nuca, no momento ele apenas chorou e não teve nenhuma reação pelo que li de Traumatismos Cranianos.
    Contudo levei-o ao medico e apos um R-x viu-se que no local de embate ele teve um pequeno afundamento e pelo que se parece no r-x duas fracturas laterais direitas abaixo da orelha, o Doutor disse que não era grave, que por ser criança aria normalizar consoante o cresimento, embora até ao momento apôs quase um mês ele ta normal sem qualquer reação.
    Sou Angolano e resido em Luanda, o médico que o assistiu é Cubano.
    Obrigado

  26. Sofrir um acidente de moto no dia 18/07/2010, levei uma pancada na cabeça no dia do acidente fiz a tomografia nao deu nenhum problema, mais fiquei tonta e até hoje sinto um pouco de tontura, gostaria de saber se depois de algum tempo posso sentir algum problema?

  27. Olá boa tarde!

    Sofrí uma acidente de moto, não quebrei nada só bati a cabeça mais estava com o capacete de boa qualidade.
    Não desmaiei nem fiquei com ancia de vómito, nem esquecimento, mas fiquei um pouco tonto, e já tem 5 dias que estou um pouco tonto estava mais só que melhorou um pouco.
    Fiz uma tomografia no dia mais, não peguei o resultado ainda, irei fazer uma ressonânicia magnética amanhã dia 14/09/2010 para dar uma varredura no cerebro. Estou tomando Decadron 4mg de 8 em 8 horas.
    Estou sentindo minhas vistas um pouco pesada e um pouco bem pouco de tonturas, isso é normal, ficarei bom novamente?

    Quantos dias é o repouso para recuperação total destes tipos de acidente na cabeça?

    Meu neuro passo a ressonância vai mostrar tudinho mesmo?

    Abraços obrigado antecipadamente pela resposta.

  28. Olá, boa tarde!
    Há mais de 5 anos sofri uma pancada na parte frontal da cabeça. Estava no banco de traz do carro quando o motorista passou por uma lonbada com velocidade, bati com a cabela na parte do teto do carro tive um pequeno corte que logo sangrou, porém até hoje sinto esta parte da cabeça as vezes dolorida. O que devo fazer?

    Abraço e agradeço muito se me responder.

  29. Tive traumatismo craniano 10 anos atrás. Sinto dores de cabeça onde levei a pancada, às vezes sinto muito sonolento. Há algum problema grave?

  30. Gostaria de saber o seguinte, bati a cabeça em cima na jenela, foi uma pancada muito forte, que tranquei a cabeça, e desde então sinto dores estranhas na cabeça, e arde os olhos, e quando como sinto náuseas, devo me preocupar? Qual procedimento devo proceder?

  31. Quando pequena levei muita pancada na cabeça por causa das brincadeiras e inclusive de minha mãe quando queria repreender dando socos com a mão fechada,também na adolescência tive problemas de depressão que me levavam a bater a cabeça na parede.
    Hoje, então, me preocupo pois talvez a capacidade de raciocínio tenha sido afetada junto com a memória.
    Ainda não fiz nenhum exame para escrarecer minha dúvida.
    Gostaria de saber se devo me preocupar e procurar um especialista.
    Desde já agradeço

  32. Oi,

    tive um desmaio após a natação a dois dias, e bati a cabeça num banco de cimento do vestiário. Bati a região que fica entre o olho e a orelha, um pouco acima à linha dos olhos. Deste então surgiu um galo, até pequeno, e sinto dores de cabeça leves, mas constantes.
    Será que preciso procurar um profissional ou a dor é normal e vai passar?

    Agradeço,

    Ronaldo H. Rezende
    Goiânia Goiás

  33. olá se der pra responder eu agradeço,meu pai bateu a cabeça a um ano atras e foi levado para o pronto socorro mas ele ñ esperou todo o atendimento e foi pra casa agora ele ta sentido muita pressão na cabeça e também sentindo tontura,isso pode ser um sintoma da queda?desde ja agradeço!NILZETE F.DA SILVA.

  34. Olá recebi uma forte pancada na cabeça quando estava malhando. Um ferro caiu na minha cabeça no começo senti muita dor mas só. Esses dias me apareceu um galo e dói muito quando o toco. Gostaria de saber o que pode ser. Obrigado !

  35. Adriel, o melhor a ser feito é ir ao médico para que você seja examinado da forma correta.

  36. Boa tarde!!No dia 14 de fevereiro fui atropelada pelo um ônibus, bati o lado esquerdo próximo a orelha, e testa da cabeça no chão, não tive desmaio, nem perdi o sentido, no dia fez um galo enorme, fiquei internada 5 dias em observação, fiz todos os exames como tomografia, raio-X e segundo os neuros deu tudo normal, mais a tontura continuou forte, depois desse dias tive alta e sair do hospital muito tonta ainda, os médicos pediram pra eu procurar um otorrino, e foi o que fiz,pois sinto muito tontura, não posso baixar minha cabeça e nem virar rápido pra os lado, alias, mesmo virando pra os lados fico tonta, o lado da cabeça fica latejando,quando me levando parece que tá tudo flutuando e o pescoço não vai aguentar a cabeça.É muito ruim. Então gostaria de saber se é normal eu sentir esses sintomas fortes já que faz 21 dias e esta certo eu procurar o otorrino, apesar que já estou sendo acompanhada por um e estou fazendo os exames.. Aguardo com ansiedade a resposta. Obrigada, Mirela Mota

  37. Olá quero saber , meu marido caiu de uma altura de 5 metros e bateu a parte de trás da cabeça faz 3 dias ele corre algum risco ainda? ??

  38. Eu sou depressiva , e com isso fiquei uns 3 meses com costume de bater minha cabeça na parede ate eu ter um choque e ve tudo preto ou embaçado , e sentia depois dor de cabeça mais faz quase 1 mês que parei com isso so que do nada eu fico tonta e cai e sinto muita dor de cabeça. Vou fazer resonancia magnetica na quinta – feira , e nunca tive tão preocupada assim cmg , será que ocorreu alguma coisa, de tanto praticar as pancadas?

  39. ola! EU ESTAVA APRENDENDO A ANDAR DE MOTO, EU ESTAVA NA VELOCIDADE 25 KM ESTAVA BEM DEVAGAR MAS INFELISMENTE EU CAI,NO CHAO E O CAPACETE LEVANTO EU BATI O QUEICHO NO CHAO,MAS NAO FOI TAO FORTE PORQUE NAO CHEGOU A RANHA E AGORA EU ESTOU SENTINDO DOR DE CABEÇA INTENSA E ALEM DISSO SOU DEPRECIVO.GOSTARIA DE SABER SE ESTA DOR DE CABEÇA PODE SER POR CAUSA DA QUEDA OU POR CAUSA DA DEPRESSAO

  40. meu filho bateu a cabeça depois de 5 dias os olhos ficaram roxo e sera que e normal levei no medico o medico falou que nao tem nada pra me fica traquila

  41. Boa tarde,

    Ontem a tarde meu filho caiu de skate,estava de capacete mas beteu a cabeça na guia e ficou com galo na testa, levamos ao hospital e examinaram….
    Segundo a medica não havia a necessidade de tirar raio x porque não havia náuseas e nem dores na cabeça, mas estou preocupada e insegura, vale a pena levar em outro medico e solicitar o raio x ??
    obrigada,

  42. Bom dia…
    Nessa madrugada cai no meu quarto quando fui fechar a janela por causa da chuva, não vi que já estava molhado o chão e cai, bati com a parte de trás da cabeça no lado esquerdo, ficou um galo enorme, levantei meio tonta e com um pouco de ânsia de vomito, fiz compressa de gelo por um tempo e dormi, hoje acordei com dores na região e um pouco de formigamento. Estou preocupada.

  43. Boa madrugada
    Bom na sexta feira sofri um acidente ou pequeno acidente em uma quadre o suficiente para quebrar meu dente e me deixar com as vistas embasadas(aproximadamente as 19:45) ,depois de algumas horas senti inicio de febre e dor de cabeça constante,tomei um remédio para dores de cabeça,dormi acordei meio estonteado,mas apos o café achei que tudo estava melhor durante a tarde continuei com uma pequena mas constante dor de cabeça,tomei novamente um remédio para dor de cabeça,mas isso foi a 12 horas atrás e agora são 00:06 da noite a pancada foi na sexta,a opção é procurar o medico o quanto mais rápido possível não é?

  44. FIQUEI CONSOLADA DEPOIS DE LER OS DEPOIMENTOS DE VARIAS PESSOAS QUE BATERAM A CABEÇA. VARIAS VEZES CAI..BATI A CABEÇA..HOJE USO BENGALA,POR QUE MEU EQUILIBRIO É MUITO FRAGIL..OUTRO DIA TTIVE UM ACIDENTE DOMESTICO.MORO SÓ..EM APTO.POR DESEQUILIBRIO CAI..BATI A CABEÇA COM TODA FORÇA NA PAREDE DA COZINHA.SENTI TAMBÉM DOR NO COCIX.FIQUEI NO CHÃO SEM PODER ME LEVANTAR.TINHA TONTURA FORTE.VOMITEI, TODA VEZ QUE TENTAVA ME MEXER VOMITAVA,FIZ XIXI BASTANTE..FIQUEI NO CHÃO.., NÃO PERDI ENM POR UM MINUTO A CONCIÊNCIA..SÓ FUI RESGATADA. DE DE 3 DIAS, E NOITES …ENFIM ESTOU ME RECUPERANDO..MAS O DESEQUILIBRIO ME DEIXA INSEGURA.NÃO POSSO VIRAR A CABEÇA PQ.DA TONTURA.TENHO 80 ANOS. QUE DEVO FAZER,OS MÉDICOS ME DERAM ALTA..AOS POUCOS ESTOU MELHORANDO.

  45. Bati a nuca jogando futebol há 4 dias,cai de mais ou menos 1,5 metros,fui no hospital e eles me disseram q logo passa,mas to muito tonto,sentindo meio voado ainda,será que passará?

  46. Ola. Ha exatamente 5 dias um quadro de 3kg caiu em minha testa a uma distancia de 60cm e o galo apareceu em questao de instantes, enquanto ainda colocava agua gelada no local. Fiquei tonta na hora e logo passou. Sinto uma pequena fenda no local da pancada, e não sei se é uma ruptura do tecido ou se é um traumatismo craniano fechado ou até mesmo com afundamento. Devo relaxar ou realizar um raio-x? Estou nos EUA e nunca utilizei o plano de saude internacional, e por assim ser, torna-se algo incomodo e não familiar. Devo realizar o exame ou não há necessidade? Obrigada!

  47. (complementario a mensagem anteriormente postada por mim)… É importante dizer que a impressao que tive foi de dois ou tres quadros se chocarem na minha testa, mas como me assustei e nunca verifiquei o local do acidente, não pude confirmar os fatos.

  48. A uns 20 anos atrás bati a frete da minha cabeça no suporte do microondas da minha avó, doeu muito na hora , mas nem me toquei depois,agora percebo que tem um afundamento e na testa tem uma pequena físsura , será que tive um traumatismo ?? tenho que tirar raiox ???

    fico no aguardo de uma resposta !!!

  49. sofri um acidente de carro.batida seguida de capotamento. Bati a cabeça e fez um galo sem cor e nem cortes. O médico pediu um rx o qual não mostrou nada de anormal. hoje faz umas 36 horas e minha cabeça doi um pouco não dor forte mas sinto algo diferente e quando deito e vou virar de lado ou levantar fico muito tonta. è normal ou o devo fazer algo. Também trinquei a primeira vertebra da coluna e estou com um colar cervical por uma semana para nova avaliação. Espero uma resposta breve. Obrigada.

  50. meu filho de 7 anos caiu bateu a cabeça,lado esquerdo próximo á fonte na hora vomito e moleza corpo inteiro,dois dias depois ouvido sangrou,mas depois de 1 mês ainda sente muita dor de cabeça ,as vezes esquece fácil as coisas qual a orientação,se possível responder rápido para q eu não fique tanto preocupada.obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia