“Qualquer pancada na cabeça é traumatismo craniano”

A expressão “traumatismo craniano” apavora, já que é uma das causas mais freqüentes de morte e deficiência física e mental. Mas, como no caso da atriz Giselle Itié, que bateu a cabeça durante os ensaios da “Dança do Gelo”, do “Domingão do Faustão”, o traumatismo craniano pode ser só um susto, sem conseqüências mais graves. Segundo sua assessoria, a batida foi leve, mas inspirou cuidados, de acordo com os boletins divulgados pelos médicos.

“De modo geral, qualquer pancada na cabeça é um traumatismo craniano”, diz o neurocirurgião Guilherme Malacarne, do Hospital Regional Sul e professor da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Um “galo”, por exemplo, é um hematoma formado pelo volume de sangue acumulado após o traumatismo.

Nem todos os casos precisam de ajuda médica. “Depende dos sintomas. Se a pessoa perder a consciência, vomitar, não sentir alguma parte do corpo, sofrer alterações na linguagem, é importante procurar um pronto-atendimento”, aconselha Malacarne. Nos casos leves, como uma pancada contra a porta, uma bolsa de gelo pode aliviar.

As seqüelas são, geralmente, proporcionais ao trauma. Ou seja: quanto mais forte for a agressão, maiores serão as chances de complicações. Acidentes que envolvem velocidade, como batidas de carro e quedas de patins e skates, por exemplo, também podem ser graves. “Nestes casos, o cérebro tem a agressão localizada contra ele e, por causa da velocidade, também fica meio que “boiando” no crânio”, explica o neurocirurgião Eduardo Vellutini do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista.

Diretor clínico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o ortopedista Antônio Carlos Fernandes diz que a complicação depende da área do cérebro que foi afetada. “Cada área corresponde a uma função, como equilíbrio, movimento, fala, audição, entre outras”, explica.

Na Clínica de Lesão Encefálica da AACD, 36% das crianças tiveram seqüelas após acidentes automobilísticos. Fernandes atribui as pancadas ao uso incorreto ou mesmo à ausência das cadeirinhas de segurança. “Elas poderiam evitar muitas mortes e complicações”, alerta Fernandes. A segunda grande causa de traumatismos cranianos são os atropelamentos, motivo apresentado por cerca de 32% das crianças da AACD. E 23% delas caem de grandes alturas. “Isto é muito comum, especialmente em favelas, porque as crianças costumam brincas nas lajes”, explica o ortopedista.

Importante é, no caso de uma lesão grave, levar o acidentado ao pronto-atendimento o mais rápido possível. “Trinta minutos podem ser decisivos para que a pessoa tenha mais chances de se recuperar do baque”, aconselha Vellutini, do Oswaldo Cruz.

Diferentes graus, diferentes seqüelas

TIPOS – Existem três tipos de traumatismos cranianos, classificados de acordo com o grau de comprometimento do crânio. No fechado, não há ferimentos no crânio ou, quando muito, existe uma fratura linear. Os traumatismos cranianos com fraturas com afundamento caracterizam-se pela presença de fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesando o tecido cerebral adjacente. Nos traumatismos cranianos abertos, com fratura exposta do crânio, ocorre comunicação direta do couro cabeludo com a massa encefálica através de fragmentos ósseos quebrados.

SEQÜELAS – Elas irão depender da área do cérebro afetada. Algumas áreas irão causar problemas na fala, outras, no equilíbrio, na inteligência, no movimento e assim por diante.

CAUSAS – Os acidentes automobilísticos são a principal causa, seguidos pelos atropelamentos e quedas de grandes alturas.

222 comentários

  1. Oi eu voltei este domingo passado de um campeonato onde levei um chute no olho e senti uma dor absurda q não consegui parar de berrar e agora todo o lado da cabeça direito está dolorido e queimação e hoje que é sexta voltou a doer mais intensamente o que poderia ser? Irei ao médico ver mas gostaria de saber de algo para ficar mais aliviada

  2. Quando era criança levei um baque e cai dd cabeça, passei alguns minutos desmaiada e ao retornar com os olhos abertos e ainda assim não enchergava nada, vomitei bastante e tive forte dores de cabeça, a pior dor da minha vida,isso foi com uns 5,6 anos,hoje tenho 16 mass desdes 10 anos comecei a sentir as dores de cabeça novamente dores absurdas, o que pode ser? A alguma meses cai e bati com a cabeça na cerâmica, tah amassada emcima da minha cabeça descendo, mas faz anos e meses, mesmo assim pode ser algo grave, simmm quando minha cabeça está doendo mal consigo abrir os olhos, o que isso significa?

  3. Boa noite, fui agredida o lugar mais espancado foi a cabeça, desde então estou com fortes dores de cabeça e muito sono.

  4. Ola meu nome e nalda
    Preciso de uma resposta urgente,a dois anos eu tive eu acidente automobilístico e sinto fortes Dores de cabeça todos os dias com tontices e escurecimento das vistas.
    O que você me diz?
    Desde ja agradeço.

  5. Oi escorreguei e bati a cabeca com muita forcavna estante bati o lado direito acima da fonte e hj amanheci com dor nos dois bracos como se fossebuma dor muscular e a cabeca continua doendo onde bati sera que pode terbacontecido alguma coisa de errado???

  6. Meu marido me deu vários socos na cabeça ficou um galo enorme, posso estar com traumatismo craniano? Já tem mais de 12h , corro algum risco, não estou sentindo nada além de muita dor de cabeça

  7. Émerson de Jesus Silva

    Olá, eu bati minha cabeça em uma ponta de uma escada dia 25/12, e deu um corte levei 8 pontos, fiz a tomografia e não deu nada… Mas hoje dia 09/01 ainda estou tonto, todos os dias desde o dia em que bati a cabeça eu fiko muito tonto. Isso é normal? E demora para passar? Se puder me ajudar eu agradeço…

  8. Boa noite. Minha filha bateu atesta quando criança. Foi uma batida muito feia. Ficou com os olhos muito inchados ( muito roxo ). Se formou um caroço , que é muiyo perceptível ate hoje. De alguns dias pra cá, ela esta sentindo dores de cabeça, e o local da pancada esta doendo e latejando. O que devo fazer? Qual especialista devo procurar?

  9. Cláudio Ferreira da Silva

    boa tarde bom eu cair de uma altura de 8 metros e meio eu tive um sangramento no crânio perdi dois litros de sangue bate com as costas no chão mas sim de novo pois o tombo foi horrível gostaria de saber algumas sequelas futuraspois sinto dores na coluna ao tempo todo ao lado direito do pescoço provocada Foi próximo a cervical bem mas continuo sentindo Dores como posso saber se vou ter sequelas grato pelas informações

  10. eu escorreguei no tapete de casa e bate com td a cabeça no chao e sabe qundo vc mexe muito no olho e ve tipo umas ondas slaah entao eu tava vendo umas ondas fiquei umas meia hora com o olho estranho e na onde eu bate deu umas bolinhas estranha vermelha muito estranho e me deu ansia de vomito e n fui ao medico eu cai faz umas 3 horas minha mae falo que vai passar

  11. ocorreu um acidente de moto comigo, eu bati com a cabeça no chão, mas estava de capacete, agora está com três dias que ocorreu o acidente, e eu sinto minha vista levemente alterada, a parte da cabeça que se chocou ao solo foi, a parte lateral direita.
    o que pode ser essa minha vista levemente embaçada?
    quais medidas devo tomar?

  12. Oláboa noite! Minha sobrinha caiu e feriu a testa foi fundo e pegou 7 pontos e agora ela ta com um comportamento estranho fica fazendo um barulho e movimentando a cabeça o tempo todo e quando volta ao normal ela agi de maneira que parece q não aconteceu nada, me ajude por favor…

  13. Vildeson Antonio da Silva

    Boa tarde! No dia 25 de janeiro viajei com a família e amigos chegando lá, ainda sem dormir depois de 900 km fomos ao supermercado comprar o que devia. Na volta em um retorno em frente ao condomínio aonde íamos ficar, em um. Trevo uma mulher veio pelo acostamento e atingiu o carro em que estávamos em alta velocidade pegando o Paralamas e eu sem cinto de segurança surpreendido bati a cabeça lado esquerdo acima da orelha bem acima uns cinco dedos fechados a cima e senti uma pancada forte mas não sangrou e sai bem so que não fui no hospital na hora e passei mal no momento com a pressão que por o sol estar forte acho que subiu! Enfim passou a dor , continuei sem dormir o dia inteiro e ficamos a semana inteira de boa so dolorido o local mas tinha passado! So que hoje dia 19-02-2016 apareceu uma mancha na em tudo que vejo em forma de circulo verde e as vezes meio amarela na vista esquerda lado da batida…. Com sintomas de zonzura , queda as vezes de pressão, dores de cabeça ardidas no fundo dos olhos e uma certa pressão na cabeça !!!! Poderia ser da batida na época PU seria outra coisa. Procurei um prontos socorro duas vezes na primeira um medico me disse para procurar um neuro….na outra vez outro médico disse que poderia ser uma enxaqueca oftalmológica….

  14. MINHA MÃE BATEU MINHA CABEÇA VARIAS VEZES NA ESCADA DE MARMORE. EU ERA MENINA AGORA TENHO 75 ANOS, MAIS VOLTA E MEIA TENHO DOR DE CABEÇA. GOSTARIA DE SABER O QUE TENHO QUE FAZER, AGORA QUE TENHO MAIS TEMPO PARA MIM. ELA SACUDIA MINHA CABEÇA E BATIA NA ESCADA, SIMPLESMENTE EU URRAVA, TENDO SIDO AJUDADA PELO SAPATEIRO VIZINHO. SE NÃO FOSSE ELE ELA ACABAVA COMIGO. NO QUE PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO DE TODO CORAÇÃO.GOSTARIA SE POSSIVEL TER UMA RESPOSTA PELO EMAIL GRATA

  15. Boa tarde !

    Bati a cabeça muito forte em um acidente de carro, gostaria de saber se corro risco de ter problemas futuros com AVC ou derrame cerebral.
    Fui ao hospital, porém o medico me examinou e disse que estava tudo bem, só que não pediu nenhum exame de raio x sera que pra eu ter certeza que esta tudo bem preciso fazer uma ressonância ?
    Por favor me respondam estou angustiada .

  16. Minha filha tem 1ano e 6meses no domingo ora segunda caiu de cabeça levei até o atendimento médico sendo que já cheguei lá com ela desacordada
    então bateu a chapa e não deu nenhuma alteração.
    Então ela ficou em observação e no outro dia foi liberada.
    Mais quando cheguei em casa percebi uma alteração na língua dela isso pode MT perigoso ???
    por favor me ajudem

    E de la pra k ela tem sentido MT sono um sono exagerado demais

  17. Há cinco dias cai no box e bati a cabeça, agora passados cinco dias tenho febre aocair da tarde e dor de cabeça e no corpo, tem a haver com o tombo.

  18. quando eu era criança eu cai de cabeça no chao de uma piscina de mais ou meos 1,70m,meus pais simplesmente me pegaram e me levaram pra casa,hoje que estou com 17 anos,seria plausivel fazer exames e tal pra ter certeza do que aconteceu se tem sequelas ate hoje,se meu cranio rompeu e se regenerou errado?

  19. Gostaria de saber Se uma Fratura craniana perto do ouvido pode trazer complicações em q parte do corpo?

  20. Minha cunhada sofreu acidente de carro mais graças a Deus ela não machucou o carro chegou a rodar na pista mais ela bateu a cabeça na hora do acidente uma semana após ela teve muita dor de cabeça e hj está internada alguém pode me dizer oq é isto ? E grave ? Pode levar a morte? Por favor me ajudem!!

  21. Oi se levar um soco muito forte pode levar a algum problema mais grave

  22. Oi Eliane Lopes tudo bem te recomendo a levar seu filho no medico e chamar o conselho tutelar pois se vc n levou o seu filho no medico ainda pelo amor de Deus

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia