“Qualquer pancada na cabeça é traumatismo craniano”

A expressão “traumatismo craniano” apavora, já que é uma das causas mais freqüentes de morte e deficiência física e mental. Mas, como no caso da atriz Giselle Itié, que bateu a cabeça durante os ensaios da “Dança do Gelo”, do “Domingão do Faustão”, o traumatismo craniano pode ser só um susto, sem conseqüências mais graves. Segundo sua assessoria, a batida foi leve, mas inspirou cuidados, de acordo com os boletins divulgados pelos médicos.

“De modo geral, qualquer pancada na cabeça é um traumatismo craniano”, diz o neurocirurgião Guilherme Malacarne, do Hospital Regional Sul e professor da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Um “galo”, por exemplo, é um hematoma formado pelo volume de sangue acumulado após o traumatismo.

Nem todos os casos precisam de ajuda médica. “Depende dos sintomas. Se a pessoa perder a consciência, vomitar, não sentir alguma parte do corpo, sofrer alterações na linguagem, é importante procurar um pronto-atendimento”, aconselha Malacarne. Nos casos leves, como uma pancada contra a porta, uma bolsa de gelo pode aliviar.

As seqüelas são, geralmente, proporcionais ao trauma. Ou seja: quanto mais forte for a agressão, maiores serão as chances de complicações. Acidentes que envolvem velocidade, como batidas de carro e quedas de patins e skates, por exemplo, também podem ser graves. “Nestes casos, o cérebro tem a agressão localizada contra ele e, por causa da velocidade, também fica meio que “boiando” no crânio”, explica o neurocirurgião Eduardo Vellutini do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista.

Diretor clínico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o ortopedista Antônio Carlos Fernandes diz que a complicação depende da área do cérebro que foi afetada. “Cada área corresponde a uma função, como equilíbrio, movimento, fala, audição, entre outras”, explica.

Na Clínica de Lesão Encefálica da AACD, 36% das crianças tiveram seqüelas após acidentes automobilísticos. Fernandes atribui as pancadas ao uso incorreto ou mesmo à ausência das cadeirinhas de segurança. “Elas poderiam evitar muitas mortes e complicações”, alerta Fernandes. A segunda grande causa de traumatismos cranianos são os atropelamentos, motivo apresentado por cerca de 32% das crianças da AACD. E 23% delas caem de grandes alturas. “Isto é muito comum, especialmente em favelas, porque as crianças costumam brincas nas lajes”, explica o ortopedista.

Importante é, no caso de uma lesão grave, levar o acidentado ao pronto-atendimento o mais rápido possível. “Trinta minutos podem ser decisivos para que a pessoa tenha mais chances de se recuperar do baque”, aconselha Vellutini, do Oswaldo Cruz.

Diferentes graus, diferentes seqüelas

TIPOS - Existem três tipos de traumatismos cranianos, classificados de acordo com o grau de comprometimento do crânio. No fechado, não há ferimentos no crânio ou, quando muito, existe uma fratura linear. Os traumatismos cranianos com fraturas com afundamento caracterizam-se pela presença de fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesando o tecido cerebral adjacente. Nos traumatismos cranianos abertos, com fratura exposta do crânio, ocorre comunicação direta do couro cabeludo com a massa encefálica através de fragmentos ósseos quebrados.

SEQÜELAS - Elas irão depender da área do cérebro afetada. Algumas áreas irão causar problemas na fala, outras, no equilíbrio, na inteligência, no movimento e assim por diante.

CAUSAS - Os acidentes automobilísticos são a principal causa, seguidos pelos atropelamentos e quedas de grandes alturas.

116 comentários

  1. Minha filha ela tem 4 aninhos bateu a cabeça e criou uma água na cabeça é muito perigoso.

  2. Meu esposo cochilou sentado no braço do sofá e caiu de cabeça no chão,ficou uma lesão roxiada no local e agora ele estar sentido dores de cabeça constante será que é grave devemos procurar um médico?

  3. ola,sabado dia 02/10/14 eu escoreguei e bati minha nuca com tudo no chao, agora fica doendo bastante parece que cai de volta fui ao 24 horas e la o medico falo que nao era nada e nao aguento mas de dor nem com remedio que o medico passo pra mim nao ta passando a dor o que devo fazer…???

  4. valeria gomes lopes

    Escorreguei e bati direto com a cabeça no chao perdi o sentido e minha lingua enrolo meu filho te que puxa ou segura diz ele vomitei sangue bom foi no sabado e ainda estou mole e com enjoo e do na cabeça.obg

  5. Amaro andresson de Amorim

    EM UMA AGREDIDO COM UM LITRO DE ROM MONTILLA VAZIO FOI QUEBRADO EM MINHA CABEÇA E CERCA DE TRINTA DIAS OU MAIS AINDA SAIA CACO DE VIDRO DE MINHA CABEÇA. DESMAIE APÓS A PANCADA ACORDEI COM OS PARA MÉDICOS FOI FEITO SOCORRO E TUDO MAIS.MAIS FIQUEI COM UMA PEQUENA DUMENÇA NA CABEÇA MAS AO LOGO DO TEMPO OU SEJA DEZ ANO ESTAR AUMENTANDO NO LOCAL DA PANCADO FICO tonto e queda só para trás. jjá fiz RESSONÂCIA MAGNÉTICA Do crânio. E não acusa nada e os médico daqui fica fazendo eu anda cada dia pior . Uso merdicamento de pressã~e depressão, tormo rivotril 2mg. cada dia dia pior. PERÇO SOCORRO A VOCÊS E MANDE RESPOSTA PELO MEU EMAIL PÓS ME SINTO MORRENDO AOS POUCO VOCÊS SÃO MINHA ESPERANÇA OSS> vidaOSS

  6. Meu pai sofreu traumatismo craniano,já esta em casa,reconhece as pessoas lembra o que aconteceu com ele,por enquanto ele não anda fala pouco,quero saber quanto tempo demora a recuperação de uma pessoa como ele,idade 56 anos.Aguardo.

  7. Oi eu sou Murilo de sergipe e sofri uma pancada na cabeca andando d moto a uns 3 anos atrás q cheguei a perder a conciencia por uns minutos. E agora depois desse tempo eu tive 3 episódios de perda d consciência sendo q um parecia crise convulsiva. Eu gostaria de saber o q pode ser isso e se pode ser consequência da pancada?

  8. gente eu cai de bicicleta em 2006. bati a cabeça do lado esquerdo no chao.eu estava acordada mas nao conseguia abrir os olhos e nem mr mexer… por alguns minutos. mais estava hovindo o rapaz q me derruboy me chamando. só depoisde algum tempo abrir os olho e levantei meio tonta e comecei a chorar desesperadamente…nao procurei um medico. e hoje sinto dor pertubante no local onde bateu… eu devo procurar um medico?

  9. Olá, em abril sofri um acidente de moto, fraturei a orbta no cranio acordei dois dias apos, passei por uma cirurgia para a fratura. agora pouco tempo tive que fazer mais uma cirugia por causa que me saia um liquido do nariz (licorica), e uma mancha embaçada na visão no olho direto eu consigo em chegar mais pouco, isso pode ter relação.
    oque tenho que posso fazer
    por favor me ajuda, obrigado

  10. Olá, em abril sofri um acidente de moto, fraturei o cranio acordei dois dias apos, passei por uma cirurgia para a fratura. agora pouco tempo tive que fazer mais uma cirugia por causa que me saia um liquido do nariz (licorica), e uma mancha embaçada na visão no olho direto eu consigo em chegar mais pouco, isso pode ter relação.
    oque tenho que posso fazer
    por favor me ajuda, obrigado

  11. Ontem meu namorado saiu para ir ao supermercado e na volta pra casa ele desmaiou e bateu a cabeça no chão, ele esta reclamando fortes dores de cabeça, ele não teve anjoo e nem galo, ele deve procurar um médico?
    Obrigada.

  12. Na sexta feira dia 21/11/2014 eu bati de frente ou seja de testa contra a parede pois escureguei e dei uma testada muito forte contra parede na hora nao desacordei mas deu uma tontura muito forte e ancia de vomito com uns dez minutos pasou no dia seguinte nao senti nada mas no segundo dia quando fui levantaro da cama senti muita tonteira agora toda ves que deito se viro pri lado fico zonzo e acabeça doe muito que devo fazer .

  13. Me responda por favor, meu marido bateu com muita forca o nariz, e começou a sangrar e sentir dores de cabeca, e sentir tonturas

  14. Há 10 anos atrás meu marido caiu de 2 metros de altura e bateu a cabeça, teve um aneurisma cerebral, faz 4 dias que esta com muita dor de cabeça, gostaria de saber se pode ser sequela da pancada?.

  15. ana claudia felipe

    Boa noite gostaria de uma resposta o mais rapido possível, meu filho de 20 anos estava jogando bola e levou im bolado bem em cima da orelha e agora esta com um subido no ouvido por favor dr me responde.fui a farmacia e compreei elotin e piguei no ouvido dele, preciso de resposta logo estou preocupada.

  16. Oi, gostaria que me respondessem o mais rapido que puderem, eu bati a cabeça muito fote, fiquei tonto pra caramba, pensei que ia ficar inconsiente, depois disso ja fazem tres dias que todo tempo fico tonto, se me abaixo fico tonto se olho pro lado rapido fico tonto, hoje abaixei a cabeça atendendo o telefone e quase cai, isso pode ser grave?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia