“Qualquer pancada na cabeça é traumatismo craniano”

A expressão “traumatismo craniano” apavora, já que é uma das causas mais freqüentes de morte e deficiência física e mental. Mas, como no caso da atriz Giselle Itié, que bateu a cabeça durante os ensaios da “Dança do Gelo”, do “Domingão do Faustão”, o traumatismo craniano pode ser só um susto, sem conseqüências mais graves. Segundo sua assessoria, a batida foi leve, mas inspirou cuidados, de acordo com os boletins divulgados pelos médicos.

“De modo geral, qualquer pancada na cabeça é um traumatismo craniano”, diz o neurocirurgião Guilherme Malacarne, do Hospital Regional Sul e professor da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Um “galo”, por exemplo, é um hematoma formado pelo volume de sangue acumulado após o traumatismo.

Nem todos os casos precisam de ajuda médica. “Depende dos sintomas. Se a pessoa perder a consciência, vomitar, não sentir alguma parte do corpo, sofrer alterações na linguagem, é importante procurar um pronto-atendimento”, aconselha Malacarne. Nos casos leves, como uma pancada contra a porta, uma bolsa de gelo pode aliviar.

As seqüelas são, geralmente, proporcionais ao trauma. Ou seja: quanto mais forte for a agressão, maiores serão as chances de complicações. Acidentes que envolvem velocidade, como batidas de carro e quedas de patins e skates, por exemplo, também podem ser graves. “Nestes casos, o cérebro tem a agressão localizada contra ele e, por causa da velocidade, também fica meio que “boiando” no crânio”, explica o neurocirurgião Eduardo Vellutini do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista.

Diretor clínico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o ortopedista Antônio Carlos Fernandes diz que a complicação depende da área do cérebro que foi afetada. “Cada área corresponde a uma função, como equilíbrio, movimento, fala, audição, entre outras”, explica.

Na Clínica de Lesão Encefálica da AACD, 36% das crianças tiveram seqüelas após acidentes automobilísticos. Fernandes atribui as pancadas ao uso incorreto ou mesmo à ausência das cadeirinhas de segurança. “Elas poderiam evitar muitas mortes e complicações”, alerta Fernandes. A segunda grande causa de traumatismos cranianos são os atropelamentos, motivo apresentado por cerca de 32% das crianças da AACD. E 23% delas caem de grandes alturas. “Isto é muito comum, especialmente em favelas, porque as crianças costumam brincas nas lajes”, explica o ortopedista.

Importante é, no caso de uma lesão grave, levar o acidentado ao pronto-atendimento o mais rápido possível. “Trinta minutos podem ser decisivos para que a pessoa tenha mais chances de se recuperar do baque”, aconselha Vellutini, do Oswaldo Cruz.

Diferentes graus, diferentes seqüelas

TIPOS - Existem três tipos de traumatismos cranianos, classificados de acordo com o grau de comprometimento do crânio. No fechado, não há ferimentos no crânio ou, quando muito, existe uma fratura linear. Os traumatismos cranianos com fraturas com afundamento caracterizam-se pela presença de fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesando o tecido cerebral adjacente. Nos traumatismos cranianos abertos, com fratura exposta do crânio, ocorre comunicação direta do couro cabeludo com a massa encefálica através de fragmentos ósseos quebrados.

SEQÜELAS - Elas irão depender da área do cérebro afetada. Algumas áreas irão causar problemas na fala, outras, no equilíbrio, na inteligência, no movimento e assim por diante.

CAUSAS - Os acidentes automobilísticos são a principal causa, seguidos pelos atropelamentos e quedas de grandes alturas.

147 comentários

  1. Minha filha ela tem 4 aninhos bateu a cabeça e criou uma água na cabeça é muito perigoso.

  2. Meu esposo cochilou sentado no braço do sofá e caiu de cabeça no chão,ficou uma lesão roxiada no local e agora ele estar sentido dores de cabeça constante será que é grave devemos procurar um médico?

  3. ola,sabado dia 02/10/14 eu escoreguei e bati minha nuca com tudo no chao, agora fica doendo bastante parece que cai de volta fui ao 24 horas e la o medico falo que nao era nada e nao aguento mas de dor nem com remedio que o medico passo pra mim nao ta passando a dor o que devo fazer…???

  4. valeria gomes lopes

    Escorreguei e bati direto com a cabeça no chao perdi o sentido e minha lingua enrolo meu filho te que puxa ou segura diz ele vomitei sangue bom foi no sabado e ainda estou mole e com enjoo e do na cabeça.obg

  5. Amaro andresson de Amorim

    EM UMA AGREDIDO COM UM LITRO DE ROM MONTILLA VAZIO FOI QUEBRADO EM MINHA CABEÇA E CERCA DE TRINTA DIAS OU MAIS AINDA SAIA CACO DE VIDRO DE MINHA CABEÇA. DESMAIE APÓS A PANCADA ACORDEI COM OS PARA MÉDICOS FOI FEITO SOCORRO E TUDO MAIS.MAIS FIQUEI COM UMA PEQUENA DUMENÇA NA CABEÇA MAS AO LOGO DO TEMPO OU SEJA DEZ ANO ESTAR AUMENTANDO NO LOCAL DA PANCADO FICO tonto e queda só para trás. jjá fiz RESSONÂCIA MAGNÉTICA Do crânio. E não acusa nada e os médico daqui fica fazendo eu anda cada dia pior . Uso merdicamento de pressã~e depressão, tormo rivotril 2mg. cada dia dia pior. PERÇO SOCORRO A VOCÊS E MANDE RESPOSTA PELO MEU EMAIL PÓS ME SINTO MORRENDO AOS POUCO VOCÊS SÃO MINHA ESPERANÇA OSS> vidaOSS

  6. Meu pai sofreu traumatismo craniano,já esta em casa,reconhece as pessoas lembra o que aconteceu com ele,por enquanto ele não anda fala pouco,quero saber quanto tempo demora a recuperação de uma pessoa como ele,idade 56 anos.Aguardo.

  7. Oi eu sou Murilo de sergipe e sofri uma pancada na cabeca andando d moto a uns 3 anos atrás q cheguei a perder a conciencia por uns minutos. E agora depois desse tempo eu tive 3 episódios de perda d consciência sendo q um parecia crise convulsiva. Eu gostaria de saber o q pode ser isso e se pode ser consequência da pancada?

  8. gente eu cai de bicicleta em 2006. bati a cabeça do lado esquerdo no chao.eu estava acordada mas nao conseguia abrir os olhos e nem mr mexer… por alguns minutos. mais estava hovindo o rapaz q me derruboy me chamando. só depoisde algum tempo abrir os olho e levantei meio tonta e comecei a chorar desesperadamente…nao procurei um medico. e hoje sinto dor pertubante no local onde bateu… eu devo procurar um medico?

  9. Olá, em abril sofri um acidente de moto, fraturei a orbta no cranio acordei dois dias apos, passei por uma cirurgia para a fratura. agora pouco tempo tive que fazer mais uma cirugia por causa que me saia um liquido do nariz (licorica), e uma mancha embaçada na visão no olho direto eu consigo em chegar mais pouco, isso pode ter relação.
    oque tenho que posso fazer
    por favor me ajuda, obrigado

  10. Olá, em abril sofri um acidente de moto, fraturei o cranio acordei dois dias apos, passei por uma cirurgia para a fratura. agora pouco tempo tive que fazer mais uma cirugia por causa que me saia um liquido do nariz (licorica), e uma mancha embaçada na visão no olho direto eu consigo em chegar mais pouco, isso pode ter relação.
    oque tenho que posso fazer
    por favor me ajuda, obrigado

  11. Ontem meu namorado saiu para ir ao supermercado e na volta pra casa ele desmaiou e bateu a cabeça no chão, ele esta reclamando fortes dores de cabeça, ele não teve anjoo e nem galo, ele deve procurar um médico?
    Obrigada.

  12. Na sexta feira dia 21/11/2014 eu bati de frente ou seja de testa contra a parede pois escureguei e dei uma testada muito forte contra parede na hora nao desacordei mas deu uma tontura muito forte e ancia de vomito com uns dez minutos pasou no dia seguinte nao senti nada mas no segundo dia quando fui levantaro da cama senti muita tonteira agora toda ves que deito se viro pri lado fico zonzo e acabeça doe muito que devo fazer .

  13. Me responda por favor, meu marido bateu com muita forca o nariz, e começou a sangrar e sentir dores de cabeca, e sentir tonturas

  14. Há 10 anos atrás meu marido caiu de 2 metros de altura e bateu a cabeça, teve um aneurisma cerebral, faz 4 dias que esta com muita dor de cabeça, gostaria de saber se pode ser sequela da pancada?.

  15. ana claudia felipe

    Boa noite gostaria de uma resposta o mais rapido possível, meu filho de 20 anos estava jogando bola e levou im bolado bem em cima da orelha e agora esta com um subido no ouvido por favor dr me responde.fui a farmacia e compreei elotin e piguei no ouvido dele, preciso de resposta logo estou preocupada.

  16. Oi, gostaria que me respondessem o mais rapido que puderem, eu bati a cabeça muito fote, fiquei tonto pra caramba, pensei que ia ficar inconsiente, depois disso ja fazem tres dias que todo tempo fico tonto, se me abaixo fico tonto se olho pro lado rapido fico tonto, hoje abaixei a cabeça atendendo o telefone e quase cai, isso pode ser grave?

  17. Oi, me chamo Elisa, e tenho 13 anos. Minha irmã de 15 anos estava brincando na rua do meu condomínio ontem a noite. Ela queria descer o morro de skate, já que os meninos estava fazendo isso, mas ela caiu, e bateu a cabeça. Quando ela chegou em casa, logo depois da queda, eu já estava dormindo, mas minha mãe me disse hoje cedo que ficou tentando mantê-la acordada ao máximo, e conseguiu até as 3 da manhã. De meia em meia hora, minha mãe acordava ela e fazia algumas perguntas, do tipo “qual é seu nome”, “quantos anos você tem”, qual o nome da sua irmã”, e por aí vai. Ela respondeu corretamente, mas ainda estou preocupada com ela.
    Alguém pode me dizer se algo vai acontecer, ou o que pode ter ocorrido?

  18. ola, boa noite gostaria que me respondessem com rapidez ppor favor, boma a mais ou menos 2 ou 3 meses atras estava na escola e leveiuma pedrada na testa entre a raiz do cabelo e o começo da sombrancelha, no momento so fiquei um pouco tonta minha visao ficou um pouco embasada, saio uma grande quantidade de sangue(pelo que eu vi) meu colega me levou pra diretoria, o diretor cuidou do meu ferimento e apartir desse dia eu tenho estado com uma dor infernal na cabeça toda, as vezes fico com uma pontada muito forte na cabeça,parecendo que estao enfiando uma faca na minha cabeça, meu tio que er enfermeiro fez a aculpultura e colocou algumas coisas na minha orelha pra ver se passava a minha dor de cabeça, as vezes minha vista fica pesada.. minha mae me levou ao medico fiz um raio x mas nn deo nada e msm assim continuo com a dor na cabeça…me digam se o meu problema é serio por favor

  19. Leonardo ferreira

    Bati a cabeça quando cai de moto e estou sem equilibrio isso e normal passa cm o tempo não fui no medico pk achei qu nao era nada grave devo ir???

  20. Boa noite, e bati com a cabeça no chão várias vezes durante a noite, e no outro dia estava tudo bem, e nos outros só me dói um pouco a cabeça as vezes. O que faço?

  21. Estou muito emocionado com os depoimentos de bater a cabeça….o que me conforta pq a 1,mês atrás bati minha testa na trave do gol e até hoje o galo permanece…devo procurar um médico??

  22. Meu namorado bateu a cabeça a em um acidente de carro a umas cinco cemanas,e náo sentil nada,mas agora ele sente uma alteração na visão do olho que fica no lado da pancada e não quer ir ao medico,sera que ele corre algum risco?

  23. Bom, qnd eu era criança fui atropelada por uma bike , onde caiu e bati forte a cabeça contra o chão… anos depois caí 2vezes de uma rede que por sinal , estava alta d+ ,e tbm bati a cabeça. Foram pancadas fortes… mas na hora eu não sentir nada… Hj , em dia sinto muita dor de cabeça constantemente!
    Ah, tbm tenho sinusite , onde o otorrinolaringologista diz que essas dores de cabeça é devido a tal sinusite. Só é que tomo medicação pra controlar a mesma , mas a dor de cabeça não passa e ainda é acompanhada de náuseas e fraqueza física… e então, que conselho vos me dão?

  24. bati minha testa por cima da sombrancelha no ferro da janela , deu um corte bem pequeno , mas esta doendo muito e inchou um pouco no local . sera que é grave .

  25. Jessica de Oliveira da Silva

    Semana passada levei dois socos ao lado do rosto próximo aos olhos. Meu olho ficou bastante roxo e dentro dele ficou como estivesse com sangue, ja se passou uma semana, agora que esta recuperando, mais sinto como se tivesse uma veia saltada, e também sinto o lado que eu levei os socos parece que esta afundado. Não cheguei a procurar um médico, mas será que agora ainda poaak procurar um médico antes que se agrave??

  26. Bibiana Alves da Rocha

    Meu nome e Bibiana tenho 46 anos,dia 16 cai da cadeira de rodas e bati a cabeça fortemente no chao,sinto muita dor de cabeça e tontura e muita dor nos braços.Sera que afetou algum nervo?

  27. FAZ 5 ANOS QUE SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO E O CAPACETE SOLTOU E COM ISSO SINTO ATE HOJE DORES DE CABEÇA E FISGADAS. O FAÇO?

  28. sonia ha 2 anos atras caio um cano ferro na minha cabeça dentro do meu trbalho escureu minha vista d. tontura e criou varias lombadas e dores fgotes, esqucimemto pode ser grave?

  29. Estes dias eu desmaiei por ter ficado sem comer o dia todo e na queda e bati a cabeça com violência nanparede pois no desmaio eu acordei com o barulho da batida não botei nada no local e agora 2 dias depois sinto dor de cabeça e tontura o tempo todo o que faço????? Estou com o nariz entupido por causa que estou gripado e quando puxo o nariz sinto pressão na cabeça e tontura.

  30. tive acidente de moto a um ano até agora tenho dores e nem cicatrizou, com tonturas , perca de memória e desequilíbrio, me dão algumas indicações por favor

  31. linda lia oliveira

    eu tambem estou sentindo dores com zumbido na cabeça,para que esta chacoalhando,eu fui meu pisquiatra e tenho que pegar um onibus pra chegar ate o hospital,que dura mais ou menos 1h pra chegar.e na volta pra casa queria parar pra comprar comida para meu gatinho,mais teria que parar em um ponto antes da rodoviaria,nesse meio tinha uma menina na frente da roleta e eu queria parar naquele ponto pensei que ela desceria,perguntei a ela si ela ia descer ela fez sim com a cabeça.entao estava esperando ela descer,mais ela nao desceu,entao eu perdi a parada,fiquei extremamente nervosa chingeui e meti a mao nela com raiva.um velho disse que nao era pra fazer aquilo,eu o ignorei e eu e a menina começamos a si estapear,,so que logo atras tinha um negro que eu conheço por sinal,e funcionario publico,assim um oreia seca,entao ele mi agrediu com todas as suas forças puxou meu cabelo e eu quria devolver a altura nao consegui e ele mi puxou pelos cabelos e fez eu bater minha cabeça,mais eu respirei levantei e continuei tentando ate pegar os seus oculos e quebras igual a um oito.

  32. Ola meu nome e hellen ontem meu irmao edtava jogando bola e teve uma.queda muiti grande bateu a cabeca.fex exames mais nao deu nada mais hoje ele sentiu tonturas ainda isto e normal? A pergunta e ate quando ele vai fica sentindo tonturas

  33. minha mae caiu e bateu a cabeça na parte frontal no chão, estamos colocando bolsa de agua gelada . O que fazer já tem 24 hs

  34. Sofri um acidente de carro, bati o ccarro e depois fui atropelado popor outro carro, ttive um trauma de face olhos roxos, pontos no rosto mas estou sentindo uma Dormência que não dói no rosto

  35. Minha sobrinha pan house do ex marido levou muitos chutes e socos no rosto e cabeça agora um mes depois ela reclama de muitas dores de ouvido pode ser algo mais sério ?…ela não foi ao medico .

  36. meu irmão sofreu um acidente de moto e teve traumatismo craniano ele está com os olhos inchados e roxo pode ser grave?

  37. Boa tarde, ha dois meses sofri um acidente de moto e bati a cabeça fiquei com a visão tremula por algumas horas e não me lembrava de algumas coisas do acidente e de coisas que aconteceram no hospital fiquei um pouco desorientada e falei enrolado, porém não fiquei desacordada. fazem alguns dias que estou com a mão direita dormente e as vezes sinto uma dor passageira, lembrando que depois do acidente fiquei uns 15 dias com muita dore no braço direito.
    Isso teria alguma relação com o a pancada que levei na cabeça?
    É preciso procurar um médico?

  38. Meu amigo caiu de moto e bateu a cabeça, faz qase duas semanas e ele ta bem lerdao, ele nao fala qase nda, fica olhando pro nda n fixa o olhar em nda, fica se babando e nao lembra d nda, parece uma pessoas que nasceu com deficiência, so vendo pra acreditar.

  39. Tava correndo na escola e cai, e bati a cabeça muito forte e fiquei no chao e só vi alguns flashes,parecia que tinha perdido a memoria,me levantaram e estava com um galo na testa e toda tonta,tava falando palavras errada nao me lembrava de algumas,cheguei em casa mas ja passou, e passou a confusão na linguagem.

  40. Minha esposa no ultimo sabado sofreu um desmaio,ela foi socorrida junto a uma unidade se pronto socorro,ficou por 10minutos desacordada,depois recobrou a consciencia falando coisas sem necxo,nao lembrava de nomes endereços,foi levada a um hospital fez exames de tumografia mais segundo o neuro nao deu nada,ele disse que ela ficaria uns dias atordoada,ela tem vezes que se esquece das coisas,de momentos sera que isso e passageiro?

  41. Estava jogando futsal, quando escorreguei e bati muito forte a cabeça na parte de trás e meu corpo rapidamente começou a formigar não desmaiei nem tive tontura mas abriu um corte de 8 centímetros e levei 5 pontos mas não fiquei nem de repouso pois o médico não deu atestado isso foi a 2 horas e agora?? devo ficar de repouso?? ou quando tirar os pontos pegar atestado??Obrigado dês de já.

  42. Brenda Stefhane

    Boa tarde, a dois anos e meio cai do cavalo, quando cai consegui me levanta na mesma hora, só que na parte parietal da cabeça subiu logo um galo enorme e sentir muita dor,cheguei a desmaiar. Ate hoje tenho esse galo e não fui ao medico pra verifica direito o que aconteceu, nesses últimos dias tenho sentindo dores na parte onde levei a pancada o que sera ?

  43. Gostaria de saber se pancada na cabeça, tipo soco, pode causar problemas muitos anos depois.Tipo dificuldade para entender o que as pessoas dizem, e problema de memória.

  44. MARIA BEATRIZ NUNES

    BOA NOITE!
    GOSTARIA DE SABER QUAL A PROBABILIDADE DE UMA PESSOA CAIR DE CABEÇA NUMA QUEDA DE TRES METROS,TER UM HSDA FTP DIR/FRATURA C1,C6.C7 E MORRER,MEU IRMÃO CAIU DO TELHADO DE +- 3 METROS E ASSIM FOI DIAGNOSTICADO.MAS TENHO GRANDES SUSPEITAS DE ELE TER SIDO EMPURRADO OU LEVADO UMA PANCADA FORA A DEMORA DE DUAS HORAS PARA ELE TER SIDO SOCORRIDO PELAS PESSOAS PRESENTES,FIQUEI SABENDO QUE TENTARAM ACORDA-LO CHACOALHANDO ELE,E NÃO CHAMARAM O SAMU,E OPTARAM POR LEVA-LO PARA UMA UPA.HOJE MEU IRMAO ESTÁ MORTO.E ESTOU PESQUISANDO E CORRENDO ATRAS PARA PROVAR QUE NAO FOI ACIDENTE.POR ISSO PRECISO SABER QUAL A PROBABILIDADE DESSE FATO LEVAR UMA PESSOA A OBITO.
    OBRIGADA

  45. Fiquei intoxicada com alisante de cabelo quando eu tinha 18 anos achei q ia morrer de tanta dor q sentia no alto na cabeça fiquei umas duas semana de cama pois não conseguia nem pisar no chão, depois disso parou de doer mas sempre sentia dores fortes bom o tempo passou e agira tenho 24 anos e esses dias escorreguei no banheiro e bati com a cabeça no vaso sanitário, quase desmaiei , minhas vistas escureceram na hora, e agira minha cabeça doi todos os dias e nenhum remédio tira essa dor. Bati do lado direito só q tá doendo é no alto da cabeça , a impressão é q o cérebro vai sair pra fora tá horrível.no local da batida não levantou lesão mas ficou vários dias doendo , ainda está, hoje faz nove dias q aconteceu isso.

  46. Eu bati minha cabeça na quina de uma mesa com muita força, e me deu tontura, e apesar de eu ter problema de visão ela piorou…estou com muita dor não só no local mas também em toda a cabeça e em meu corpo, o que devo fazer?

  47. Patricia Andrade

    hoje pela manhã levei uma pancada forte na testa e na hora senti a dor ate na parte de traz da cabeça ,além de ter nascido um galo grande na testa fiquei com muita dor de cabeça mas não senti tonturas nem enjoou nem tive sangramento mas estou sentindo dor acima do ouvido.Poderia ser algo grave,oque devo fazer?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia